Durante os seis dias de festejos, a corporação atuou em resgates, atendimentos pré-hospitalares e ações preventivas
Alessandra Lima/ Ascom CBMAL
O Corpo de Bombeiros Militar de Alagoas (CBMAL) atendeu 222 ocorrências durante a Operação Carnaval 2026, realizada entre os dias 13 e 18 de fevereiro. Os dados são do sistema de gestão operacional Fênix. No período, a corporação aumentou em 73% o efetivo diário de viaturas e militares, distribuídos em pontos estratégicos em todo o estado, a fim de garantir a segurança dos foliões durante o carnaval.
Do total registrado nos seis dias de festejos, as ocorrências com maior incidência foram atendimentos pré-hospitalares (110), que representam 49% do total. Em seguida, se destacam as ações de busca e salvamento (59), correspondendo a 26% da demanda operacional, e os atendimentos relacionados a incêndios (28), que representaram 12% das ocorrências.
No período, também foram registrados casos envolvendo crianças perdidas (9), acidentes com animais marinhos (8), além de afogamentos e salvamentos aquáticos (8).
Para além da atuação em emergências, a corporação realizou diversas ações preventivas durante o feriado prolongado, com iniciativas de antecipação de riscos e fiscalizações para conscientizar banhistas e foliões nas praias, rios, ambientes aquáticos e blocos carnavalescos, com o intuito de reduzir o número de acidentes e preservar vidas.
Operação Carnaval
A Operação Carnaval integra a Operação Verão, realizada entre 1º de dezembro e 1º de março, e representa um importante pilar da segurança pública durante a alta temporada em Alagoas. No período carnavalesco, as ações foram intensificadas desde o dia 31 de janeiro, durante as prévias, refletindo um reforço estratégico em áreas de grande fluxo, com o acréscimo diário de 57 viaturas e 80 militares guarda-vidas.
A operação ocorreu em todo o estado, com cobertura nos municípios do interior e na capital, com efetivo dimensionado conforme a demanda de cada localidade. Ao todo, 14 postos de guarda-vidas tiveram seu efetivo ampliado estrategicamente.
Além disso, a operação também contou com postos sazonais, implantados com base em análises de risco específicas no interior do estado e garantiram um Carnaval marcado pela diversão e segurança para todos os foliões.