9º GRUPAMENTO BOMBEIRO MILITAR - SANTANA DO IPANEMA

O Corpo de Bombeiro de Alagoas sempre esteve pronto a ajudar a todas as comunidades alagoanas. Porém, até o ano de 2002 os braços dos bravos guardiões parecia não alcançar o sertão, tão sofrido e castigado por sua vegetação seca e clima peculiar.

Ronaldo Augusto Lessa Santos, então governador de Alagoas, determina a criação de um Grupamento de Bombeiro naquela região ao Cel BM Jadir Ferreira Cunha, Comandante do Corpo de Bombeiro de Alagoas na época. Começa a busca pela cidade que poderia sediar a organização militar. A princípio ficou acordado que o novo grupamento ficaria sediado na cidade de Delmiro Gouveia. Porém, o então prefeito da cidade de Santana do Ipanema, Paulo Ferreira de Andrade e o deputado federal Givaldo Carimbão, mostraram a importância da cidade como faixa intermediaria entre o sertão e o agreste alagoano. Começa a organização e estruturação do novo grupamento.

A segunda etapa era a escolha de um lugar adequado que pudesse ser estabelecido como quartel do grupamento, e nesse sentido um dos moradores da cidade teve um papel fundamental. O Sr. José Edson Pontes, funcionário do DER, antigo admirador do trabalho do Corpo de Bombeiro, serviu como elo principal das negociações entre o DER e governo do estado, não medindo esforços para lotar o quartel grupamento de bombeiros militar nas dependências do DER de Santana do Ipanema.

No dia 06 outubro de 2002 é inaugurado o 9º Grupamento de Bombeiro Militar. A principio com um contingente de apenas 15 abdicados militares, que deixando suas casas e famílias foram viver a missão do bombeiro no sertão alagoano, e respondendo pelo comando estava o experiente 2º Ten BM Francisco de Assis Silva, com uma modesta frota contendo um Auto Bomba Tanque com capacidade de 08 (oito) mil litros e uma Unidade de Resgate.

Em 2018 o Grupamento passou por uma grande reforma, pomovendo mais conforto para os militares e para os usuários que procuram a unidade a fim de se regularizar junto à Gerência de Atividades Técnicas (GAT).