CBMAL

CORPO DE BOMBEIROS LANçA SISTEMA ONLINE PARA GERENCIAMENTO DE PROCESSOS TéCNICOS E FISCALIZAçõES

  • 14/11/25
  • 09:11

Ferramenta traz mais agilidade, transparência e eficiência aos procedimentos da corporação

Alessandra Lima (sob supervisão) / Ascom CBMAL

O Corpo de Bombeiros Militar de Alagoas (CBMAL) lançou o Previni, um novo sistema digital voltado ao gerenciamento de processos técnicos, credenciamentos, fiscalizações e demais atividades relacionadas à prevenção e à segurança contra incêndio e emergências.

 

O Previni, sob responsabilidade da Diretoria de Atividades Técnicas (DAT), tem como objetivo modernizar e tornar mais ágeis os processos administrativos e técnicos do CBMAL, garantindo transparência, padronização e eficiência no atendimento às demandas de cidadãos, empresas e profissionais. A plataforma centraliza informações, documentos e fluxos de trabalho em um único ambiente integrado, representando um marco histórico para a instituição.

 

A ferramenta já está em pleno funcionamento e, em comemoração ao aniversário de 78 anos da corporação, celebrado em 29 de novembro, a DAT intensificará as ações de vistoria e fiscalização entre os dias 15 e 28 de novembro, com o apoio do novo sistema, destacando o empenho do CBMAL com a segurança, a inovação e a qualidade dos serviços prestados à sociedade alagoana.

 

Funcionalidades

 

O Previni pode ser acessado pelo portal do CBMAL, utilizando login do gov.br e aplicando níveis de permissão alinhados ao perfil de cada usuário.

 

O ambiente digital é completo e oferece diversas funcionalidades que permitem registrar e acompanhar processos técnicos: análise de projetos, vistorias de edificações de baixo e alto risco, eventos temporários e emissão de boletos para taxas e serviços.

 

Também possibilita a gestão integrada de credenciamentos de profissionais e empresas (projetistas, instrutores, bombeiros civis e instituições de ensino), além do controle das ações de fiscalização com registro de irregularidades, notificações e relatórios.

 

Além disso, a ferramenta permite a geração de relatórios gerenciais e financeiros para apoiar decisões estratégicas, com histórico de ocorrências e comunicados que asseguram rastreabilidade e comunicação transparente entre usuários e corporação.

 

Modernização

 

O Previni substituirá integralmente o SAPS, antiga plataforma de gestão, oferecendo uma solução completa e totalmente digital para cidadãos que necessitem realizar solicitações ou regularizações junto ao CBMAL.

 

De acordo com o coronel Darbio, membro da Diretoria de Tecnologia e Informação (DTI) e um dos desenvolvedores, o novo sistema representa um grande avanço na modernização da corporação. “Embora houvesse um formato anterior, ele passou por reestruturação completa e melhorias significativas. O novo sistema foi desenvolvido para atender demandas de baixo e alto risco de forma totalmente digital.”, explicou.

 

Ele destaca ainda que as atualizações trazem mais facilidade e eficiência aos processos, além de contribuírem para a responsabilidade ambiental, uma vez que não será mais necessária a impressão de documentos.

 

“Antes, o sistema funcionava de maneira híbrida. O solicitante precisava entregar o projeto físico e, depois, acompanhar o processo online. Agora, todo o procedimento é 100% digital desde o início. O usuário submete os arquivos vetorizados em PDF diretamente na plataforma, sem precisar comparecer ao quartel. O objetivo é agilizar e aprimorar o atendimento, aproveitando a tecnologia a nosso favor.”, concluiu o coronel Darbio.

 

Novas fases

 

O major Vasconcelos, da DAT, contou que o projeto continuará em evolução, com novas etapas de aprimoramento já previstas. “Além das novas funcionalidades, serão criados, em uma próxima etapa, módulos para pedidos online de prorrogação de prazo de processos, pareceres técnicos emitidos por comissão, solicitações de perícia técnica, entre outros”, afirma.

 

Ele reforçou que o avanço tecnológico proporcionado pelo Previni representa um passo importante rumo à desburocratização dos serviços prestados pela corporação. “A Diretoria de Atividades Técnicas espera que, com essa gama de processos e serviços disponibilizados eletronicamente para a população, o estado de Alagoas entre em um novo patamar no sentido da desburocratização, simplificação e eficiência para todos os usuários desses serviços”, concluiu.

 

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