Igor Ferreira* / Ascom CBMAL
O Corpo de Bombeiros Militar de Alagoas (CBMAL) foi acionado, na noite dessa segunda-feira (11), para atender a duas ocorrências de princípio de incêndio registradas no Litoral Norte do estado, uma em Paripueira e outra em Japaratinga. Em ambos os casos, a rápida ação de populares conteve as chamas antes da chegada das equipes, que atuaram no rescaldo e orientaram sobre segurança.
O primeiro chamado ocorreu por volta das 20h, na Avenida Antônio Reinaldo, centro de Paripueira, nas proximidades da Companhia de Polícia Militar. Duas viaturas e seis militares foram mobilizados.
De acordo com a guarnição do Auto Bomba Salvamento (ABS-13), um possível curto-circuito teria iniciado as chamas em um guarda-roupa de um dos cômodos da residência, contudo a real causa do início da ocorrência só poderá ser atestada mediante perícia técnica do CBMAL.
Ao chegarem, os bombeiros encontraram o incêndio controlado por moradores e realizaram o rescaldo, além de repassar orientações preventivas aos ocupantes.
Cerca de uma hora depois, o 2º Batalhão de Bombeiro Militar, de Maragogi, foi acionado para um princípio de incêndio em uma pousada localizada na Avenida Napoleão Rodrigues da Silva, Centro de Japaratinga.
O fogo, iniciado em um quarto, foi extinto por civis antes da chegada das duas viaturas e seis militares enviados. A equipe realizou o rescaldo, retirou materiais inflamáveis do local e orientou o responsável pelo estabelecimento. Não houve registro de feridos em nenhuma das ocorrências.
Alta nos casos de incêndios residenciais
Dados do sistema de gestão operacional Fênix, do CBMAL, apontam que entre 1º de janeiro e 10 de agosto de 2025 foram registradas 231 ocorrências de incêndios em residências, um aumento significativo em relação ao mesmo período de 2024, quando houve 160 casos, representando crescimento de 44%.
O Corpo de Bombeiros orienta que, em casos de princípio de incêndio, é recomendado acionar imediatamente a corporação pelo telefone 193, manter a calma, desligar a energia elétrica do local se possível e seguro, afastar-se das chamas e evitar o uso de água em equipamentos ligados à rede elétrica.
Como prevenção, é fundamental realizar manutenção periódica das instalações elétricas, evitar sobrecarga de tomadas e desligar aparelhos quando não estiverem em uso, contribuindo assim para reduzir riscos, preservar vidas e proteger patrimônios.
*Estagiário sob supervisão