CORPO DE BOMBEIROS MILITAR DE ALAGOAS MOBILIZA RECURSOS EM RESPOSTA AOS DESASTRES NO RIO GRANDE DO SUL

• 04/05/24

Corpo de Bombeiros Militar de Alagoas Mobiliza Recursos em Resposta aos desastres no Rio Grande do Sul

Por Sargento Perciano

Assessoria de Comunicação Estado Maior Geral / CBMAL

Maceió, AL — 4 de Maio de 2024 — Em resposta às severas inundações e deslizamentos ocorridos no Rio Grande do Sul devido às intensas chuvas que assolaram a região desde 29 de abril de 2024, o Corpo de Bombeiros Militar de Alagoas (CBMAL) está coordenando uma operação de auxílio em larga escala. O estado gaúcho enfrenta uma situação crítica, com um acúmulo de 436,2 milímetros de chuva em três dias, resultando em inundações devastadoras, alagamentos em diversos municípios e rompimento de barragens.

O Tenente Coronel Paulo Pantaleão dos Santos e o Major Jorge Luiz Lopes da Silva, Comandante do BSA (Batalhão de Salvamento Aquático) e BBS ( Batalhão de Busca e Salvamento), respectivamente detalham a preparação de equipes de resposta a desastres, prontas para serem mobilizadas a qualquer momento. Conforme as diretrizes da LIGABOM aprovadas na reunião ordinária de 13 de março de 2024, o CBMAL designou duas equipes de sobreaviso, incluindo uma equipe especializada em cinotecnia, totalizando 12 militares e 1 binômio de salvamento com cães, além de  uma unidade aérea, para ação imediata.

.

Detalhamento dos Recursos Mobilizados:

Equipamentos e Ferramentas: O grupo de resposta está equipado com motobombas de alta pressão para água suja, esguichos cônicos, mangueiras de pressão, motosserras, moto cortadores, GPS de mão, escoras ajustáveis, e uma ampla gama de ferramentas manuais para intervenção rápida em cenários de deslizamento de terra e estruturas colapsadas.

Viaturas e Embarcações: O suporte logístico inclui viaturas tipo pick-up para transporte rápido de pessoal e materiais, e um bote com casco articulado para operações aquáticas.

Equipamento de Proteção Individual (EPI): Cada membro da equipe está equipado com roupa de neoprene, sapatilhas aquáticas com proteção no tornozelo, luvas e facas de mergulho, capacetes específicos para salvamento aquático, lanternas de pulso, e itens essenciais como protetores labiais e solar.

Operacionalidade e Autonomia:

"O Corpo de Bombeiros Militar de Alagoas, hoje conta com 93 (noventa e três) militares especializados em Resgate em Áreas Inundadas e Resgate em Estruturas Colapsadas, os quais estão em regime de prontidão prontos para atuarem em qualquer sinistro dessa natureza" de acordo com o Comandante Geral Coronel BM Sérgio André da Silva Verçosa.

Nossa equipe está organizada para operar continuamente, 24 horas por dia, com uma autonomia de até sete dias. A estrutura inclui seis bombeiros por equipe, composta por um líder, quatro resgatistas e um oficial de logística, aptos a responder a uma variedade de cenários de emergência.

O Tenente Coronel Pantaleão enfatiza que a prontidão e eficácia da resposta do CBMAL são vitais para mitigar os impactos dos desastres e prestar assistência às comunidades afetadas. Ele reitera o compromisso da corporação com a segurança e a rápida resposta em situações de emergência.

Para mais informações e atualizações, favor acessar:www.cbm.al.gov.br ou contatar o CBMAL pelo telefone (82) 3315-2841.

Sobre o Corpo de Bombeiros Militar de Alagoas:

Estabelecido em 1947, o CBMAL é uma instituição de segurança pública que se dedica à prevenção e combate a incêndios, busca e salvamento, e operações de defesa civil, atuando como força vital para a comunidade de Alagoas.