CBMAL SE PREPARA PARA A QUADRA CHUVOSA DE 2024

• 16/04/24

CBMAL se prepara para a Quadra Chuvosa de 2024

Por 2° SGT BM Rodolfo Marcelo

Com a chegada iminente da quadra chuvosa em Alagoas, o Corpo de Bombeiros Militar de Alagoas (CBMAL) lança seu Plano de Ação para o período entre 15 de abril e 15 de agosto de 2024. Este período, marcado pelo aumento das precipitações pluviométricas, demanda uma atuação estratégica e coordenada para garantir a segurança da população diante das possíveis ocorrências decorrentes das chuvas intensas.

O principal objetivo do Plano de Ação é mobilizar recursos e estruturar ações preventivas para melhorar o atendimento às ocorrências e aumentar a sensação de segurança da população, tanto na região metropolitana quanto no interior do Estado.

Os objetivos do Corpo de Bombeiros Militar de Alagoas (CBMAL) para a quadra chuvosa são abrangentes e delineiam um plano estratégico para garantir a segurança e o bem-estar da população durante esse período desafiador. A mobilização de recursos visa aprimorar o atendimento às ocorrências, enquanto a intensificação das ações preventivas nas áreas de maior incidência de eventos climáticos adversos busca mitigar possíveis danos.

A distribuição estratégica de recursos se mostra crucial para uma resposta eficiente, reduzindo o tempo de resposta e identificando áreas de melhoria para um atendimento ainda mais eficaz. Além disso, ao contribuir para aumentar a sensação de segurança tanto da população local quanto dos turistas, o CBMAL desempenha um papel fundamental na proteção da comunidade e no fortalecimento do turismo seguro na região.

O plano foi elaborado conforme as diretrizes operacionais do CBMAL e visa empregar recursos de forma a reduzir os riscos e as consequências das ocorrências relacionadas às chuvas intensas. A prevenção é destacada como a ferramenta mais eficaz na redução de mortes e acidentes durante este período.

Área de Atuação na Região Metropolitana

O Comando Operacional de Bombeiros na Região Metropolitana coordenará as ações em 16 municípios do Estado, buscando executar um planejamento estratégico eficaz para garantir a segurança da população.

O CBMAL está comprometido em atuar de forma coordenada e eficiente para proteger e servir à população durante a quadra chuvosa. A prevenção e o pronto-atendimento são fundamentais para mitigar os impactos das chuvas e garantir a segurança de todos.

Este plano é mais uma demonstração do compromisso do CBMAL com a segurança e o bem-estar da população alagoana. Juntos, podemos enfrentar os desafios deste período e proteger vidas.