CORPO DE BOMBEIROS MILITAR DE ALAGOAS LANçA PROJETO PEDAGóGICO INOVADOR PARA CURSO DE RESGATE EM ÁREAS INUNDADAS 2024

• 12/04/24

Corpo de Bombeiros Militar de Alagoas lança Projeto Pedagógico inovador para Curso de Resgate em Áreas Inundadas 2024

Por  Sargento Perciano, ASCOM CBMAL

O Corpo de Bombeiros Militar do Estado de Alagoas (CBMAL) está mais uma vez na vanguarda da capacitação e treinamento de seus profissionais. Recentemente, foi lançado o Projeto Pedagógico para o Curso de Resgate em Áreas Inundadas 2024, uma iniciativa que visa aprimorar as habilidades dos bombeiros militares para atuação em situações de enchentes e alagamentos.

O novo projeto, desenvolvido com base em pesquisas de melhores práticas nacionais e internacionais, promete oferecer uma formação abrangente e atualizada, preparando os profissionais para enfrentar os desafios cada vez mais complexos relacionados a eventos climáticos extremos e suas consequências.

Nesta edição, o curso irá ofertar 20 (vinte) vagas, sendo realizado no período de 3 (três) semanas na modalidade semi presencial, totalizando 136 horas.

Entre os destaques do Projeto Pedagógico estão:

1. Conteúdo Programático Abrangente:

O curso abordará temas como técnicas de salvamento aquático, uso de equipamentos especializados, noções de navegação e técnicas de Salvamento em ambientes inundados, gestão de crises e atendimento psicossocial às vítimas.

2. Metodologia Ativa e Prática:

Serão utilizadas metodologias de ensino ativas, que incentivam a participação dos alunos e a aplicação prática dos conhecimentos adquiridos. O curso contará com simulações realistas de cenários de enchentes, proporcionando aos bombeiros militares uma experiência próxima da realidade.

3. Corpo Docente Especializado:

O corpo docente será composto por profissionais experientes e especializados em resgate em áreas inundadas, garantindo uma formação de alta qualidade e atualizada com as últimas técnicas e procedimentos.

4. Infraestrutura Adequada:

O CBMAL investiu em infraestrutura e equipamentos específicos para o curso, proporcionando aos participantes um ambiente de aprendizado seguro e propício ao desenvolvimento de suas habilidades.

O Comandante-Geral do CBMAL expressou sua satisfação com o lançamento do Projeto Pedagógico, destacando a importância de capacitar continuamente os bombeiros militares para enfrentar os desafios do século XXI. "Este curso é mais um exemplo do compromisso do Corpo de Bombeiros Militar de Alagoas, com a excelência no serviço prestado à população. Estamos preparando nossos profissionais para agir de forma eficaz e rápida em situações de emergência, garantindo a segurança e o bem-estar de todos", afirmou o Comandante.

O Curso de Resgate em Áreas Inundadas 2024 representa mais um avanço na busca constante por aprimoramento e excelência por parte do CBMAL, reafirmando seu papel como referência na área de salvamento e socorro em todo o estado de Alagoas.

CLIQUE AQUI e confira o Projeto Pedagógico do CRAI 2024.