CONCLUSãO DO I CURSO DE ATENDIMENTO PRé-HOSPITALAR TáTICO DA SECRETARIA DE SEGURANçA PúBLICA DE ALAGOAS

• 05/04/24

Conclusão do I Curso de Atendimento Pré-Hospitalar Tático da Secretaria de Segurança Pública de Alagoas

Por 2° SGT BM Rodolfo Marcelo

Capacitação Estratégica para Profissionais da Segurança Pública

A conclusão do I Curso de Atendimento Pré-Hospitalar Tático marca um marco importante para os profissionais da segurança pública de Alagoas. Realizado pela Secretaria de Estado da Segurança Pública em parceria com diversos órgãos, o curso teve como objetivo principal uniformizar procedimentos e garantir uma rápida resposta em situações de emergência.

Histórico e Relevância do Curso

Criada com o intuito de salvaguardar a vida dos profissionais de segurança pública feridos no exercício do cargo, a Diretriz Nacional de Atendimento Pré-Hospitalar Tático representa um avanço significativo na área da segurança. Este é o primeiro curso de APH Tático oferecido pela Secretaria de Segurança Pública, visando a redução das mortes evitáveis em ambientes táticos.

Detalhes da Entrega e Estrutura do Curso

A aula inaugural ocorreu na Academia de Polícia Militar Senador Arnon de Melo, contando com a presença de representantes da SSP e instrutores do curso. As instalações da Academia da Polícia Militar e do Batalhão de Operações Policiais Especiais foram utilizadas para as atividades práticas.

Corpo Docente e Discente

O curso contou com a participação de 30 integrantes, entre eles representantes da Polícia Militar, Polícia Civil, Corpo de Bombeiros Militar e Polícia Penal. Os bombeiros militares participaram como alunos, aprendendo junto com os demais profissionais da segurança pública.

Avaliação e Representatividade Feminina

A avaliação dos discentes foi realizada através de avaliações práticas e teóricas, visando garantir o pleno aproveitamento do curso. Destaca-se também a representatividade feminina, com a presença de mulheres tanto no corpo docente quanto no corpo discente, reforçando a importância da diversidade e inclusão.

Participação do CBMAL no Corpo Discente

O Corpo de Bombeiros Militar de Alagoas teve uma participação ativa no curso, representado por três integrantes. Sua presença foi fundamental para enriquecer o aprendizado coletivo e contribuir para uma formação mais completa dos profissionais da segurança pública. Nossos representantes foram a Major Ana Carla, Soldado Digo e Soldado Felix. Ambos concluíram o curso aumentando seus conhecimentos e podendo servir com ainda mais eficiência a toda a sociedade.

A conclusão do I Curso de Atendimento Pré-Hospitalar Tático representa um passo importante na capacitação e preparo dos profissionais da segurança pública de Alagoas, reafirmando o compromisso com a proteção e o bem-estar da população.