PROGRAMA SALVA MAIS: ALIANçA ENTRE CBMAL E SAMU REVOLUCIONA SERVIçOS DE EMERGêNCIA EM ALAGOAS

• 22/12/23

Em uma aliança inovadora entre o Corpo de Bombeiros Militar de Alagoas (CBMAL) e o Serviço de Atendimento Médico de Urgência (SAMU), o Programa Salva Mais decolou para transformar o panorama dos serviços de emergência no estado.

No epicentro deste avanço está o Serviço Aeromédico do CBMAL, uma iniciativa revolucionária que une médicos e enfermeiros bombeiros militares com profissionais do SAMU em uma aeronave de prontidão para atendimentos emergenciais. Este serviço aéreo, com base no Aeroporto Divaldo Suruagy em Marechal Deodoro, não apenas é a sede do Grupamento de Operações Aéreas, mas também o palco do Batalhão de Operações Aéreas.

O lançamento oficial, contou com a  presença do Governador Paulo Dantas, foi marcado pela inauguração da pista de decolagem, agora apta para receber aeronaves de pequeno e médio porte. Um salto notável para as operações de resgate e atendimento rápido em áreas de difícil acesso ou emergências médicas remotas.

Segundo o Comandante Geral do CBMAL, Coronel BM Verçosa, este programa é um divisor de águas histórico para a Corporação. Ele destaca que esta nova missão não apenas amplia a capacidade de resposta em emergências, mas também honra a essência da missão da corporação: salvar vidas, ultrapassando barreiras geográficas e temporais.

O feito inaugural ocorreu recentemente, com o transporte bem-sucedido de um paciente pediátrico de Recife para Maceió. Esse episódio é apenas um entre os muitos que estão por vir, demonstrando a eficiência e o impacto imediato do Programa Salva Mais.

A nova aliança entre CBMAL e SAMU não apenas representa um avanço técnico, mas também um compromisso renovado com a segurança e o bem-estar dos cidadãos alagoanos.

Esta iniciativa, com seu potencial de agilidade e capacidade de resposta em emergências, promete revolucionar o panorama da assistência médica de emergência em Alagoas.