CBMAL

MILITARES DO GRUPAMENTO DE BUSCA E SALVAMENTO SãO REFERêNCIA EM SALVAMENTO EM ALTURA

  • 27/01/23
  • 12:01

 

 

por Yasmin Evangelista, estagiária da ASCOM CBMAL

 

A utilização das técnicas de salvamento em altura são costumeiramente utilizadas por nossos militares em ocorrências em planos verticais, trazendo com isso a importância de capacitações continuadas dos militares nos procedimentos de execução das técnicas e a correta utilização dos equipamentos, elevando o nome da corporação e prestando um serviço de qualidade à sociedade alagoana.

 

 

 

No Corpo de Bombeiros Militar de Alagoas, as equipes de salvamento em altura são as guarnições de salvamento do Grupamento de Busca e Salvamento (GBS), compostas pelo condutor, comandante e 1 ou 2 auxiliares. Atualmente, o CBMAL possui aproximadamente 80 militares da Corporação especializados em salvamento em altura.

 

 

 

Segundo o sargento Emmanuel, especialista em salvamento em altura, falou sobre o conceito desse tipo de salvamento e dos equipamentos utilizados. “Essa atividade desempenhada pelo bombeiro tem que ser especializada, principalmente quando a vítima está em local elevado, através do uso de equipamentos e técnicas específicas, com vistas ao acesso e remoção do local ou condição de risco à vida, de quem não consiga sair por si só, em segurança; para desempenharmos essas funções, geralmente usamos cordas (semi-estática,12,5mm de diâmetro com certificação NFPA) mosquetões , descensores (Id, 8 de salvamento...), placa de ancoragem, fitas tubulares, cordeletes, cadeirinhas classe 3, cabos da vida(7m), ascensor de punho e peito, pedaleira, maca cesto, maca de ribanceira”, comentou o militar. 

 

 

Durante o ano de 2022, o GBS atendeu um total de 3.999 ocorrências, sendo 239 salvamentos em altura; correspondendo um total de 6% dessas ocorrências. As técnicas e equipamentos que compõem esta atividade estão em constante evolução através de estudos por profissionais de todo o mundo, incluindo não apenas os bombeiros militares, como alpinistas e escaladores. Dessa forma, é necessário que os militares estejam em constante treinamento, estudo e que busquem novidades através de pesquisa e intercâmbio com outras instituições especializadas. 

 

Para que os bombeiros estejam sempre aptos para essas ocorrências, treinos são efetuados constantemente em local elevado, com equipamento adequado; onde a principal premissa deve ser a segurança de toda a guarnição, para que não passemos de socorristas a vítimas, e para isso devemos seguir os protocolos iniciais que são: gerenciar os riscos da ocorrência, todos com o EPI de salvamento em altura,  confeccionar linha da vida e estarmos sempre ancorados a ela, apenas após isso poderemos executar as técnicas de salvamento. 

 

Ainda segundo o sargento Emmanuel, na Corporação existem cursos para o militar que queira se especializar. “No CBMAL temos o Curso de Salvamentos Especiais com a maior carga horária de salvamento em altura. Com uma carga horária menor temos: Curso de Salvamento Ambiental e Curso de Abordagem a Tentativa de Suicídio. Essa especialização também existe em cursos específicos fora do Estado,  seja nos Corpos de Bombeiros Militares (SP, PB, DF...) e em empresas privadas como a TASK(SP) e a HAWK(PE)”, finalizou.