RETROSPECTIVA 2020

• 23/12/20

Por 3º sgt Thássia Santos

Devido à pandemia, o planejamento na área de instrução e ensino precisou ser reorganizado, como forma de proteger a tropa bombeiro militar. No mês de janeiro, tivemos um importante treinamento com a tropa do 7º GBM, localizado em Arapiraca, que veio ao Grupamento de Incêndio em Maceió, para uso do contêiner e simulação de combate ofensivo de incêndio. A logística envolveu o uso do ônibus da corporação para o transporte dos 18 militares, entre auxiliares e comandantes das guarnições do ABT e ABS, advindos do interior do estado, objetivando padronizar os procedimentos e a linguagem empregada durante os sinistros.

No mês de março, o Grupamento de Socorros de Emergência (GSE) promoveu o início do ciclo de instruções de nivelamento operacional de seus bombeiros com uma palestra acerca da abordagem na restrição do movimento da coluna. A palestra contou com a presença de cerca de 50 socorristas de resgate, que apreciaram a explanação dos novos protocolos adotados a nível mundial para esse tipo de atendimento envolvendo o trauma.

Os treinamentos na área de Busca e Resgate em Estruturas Colapsadas (BREC) para possível atuação nos bairros do Pinheiro, Cambona, Mutange e Bebedouro, não pararam. A tropa especializada treinou constantemente as ações através de simulados, inclusive com o emprego de cães de salvamento. Além dos treinamentos, o CBMAL participou da elaboração do planejamento e do plano de atuação, bem como da Operação Alagoas no mês de agosto, que contou com simpósio e simulado a comando do Exército Brasileiro.

A área técnica também realizou um ciclo de palestras sobre segurança contra incêndio e emergências, com uma palestrante de São Paulo, tendo legislações, sistemas de prevenção e conceitos básicos de sprinklers como temas centrais do ciclo. A iniciativa reuniu bombeiros militares dos mais diversos grupamentos da capital e do interior, além dos bombeiros da Superintendência de Atividades Técnicas.

Segundo semestre

A edição deste ano do Curso de Aperfeiçoamento de Sargentos (CAS) foi realizada totalmente na modalidade à distância por conta da pandemia e formou 28 sargentos, após três meses de curso. O CAS é um curso obrigatório e prepara o sargento para galgar novas graduações em sua carreira.

Outro curso promovido pelo CBMAL foi o Curso de Abordagem Técnica a Tentativa de Suicídio (CATTS), sendo o primeiro curso operacional a ser realizado presencialmente este ano, formando vinte bombeiros militares, três policiais militares e uma policial civil, prontos a atuarem tecnicamente em ocorrências que envolvem tentativas de suicídio, a qual apresenta uma recorrência significativa na sociedade.