CORPO DE BOMBEIROS INICIA SERVIçO VOLUNTáRIO REMUNERADO NA CAPITAL ALAGOANA

• 17/12/20

Nesta primeira etapa, bombeiros militares reforçarão serviço de guarda-vidas nas praias durante a Operação Verão

Por 3º sgt Stephany Domingos

Criado como uma possibilidade de incremento da renda de militares estaduais em Alagoas, o serviço voluntário remunerado iniciou com o Programa Ronda no Bairro e Força Tarefa de Segurança há cerca de dois anos, onde os bombeiros militares, juntamente com os policiais, puderam exercer um trabalho de policiamento de proximidade. Desde então, o Corpo de Bombeiros Militar de Alagoas (CBMAL) iniciou estudos para implantar esse serviço nas suas áreas operacionais e assim contemplar sua tropa com a remuneração extra de um serviço para qual foram treinados desde quando ingressaram na corporação.

E nesta quarta-feira, 16 de dezembro, iniciou o serviço voluntário remunerado no CBMAL, abrangendo, inicialmente, o serviço de guarda-vidas durante a Operação Verão 2020/2021 no litoral de Maceió e região metropolitana; como também em Maragogi, através do 2º Grupamento de Bombeiro Militar.

Noventa e seis bombeiros militares se inscreveram na capital alagoana e as inscrições ainda permanecem abertas para quem tiver interesse. Aquele que se inscrever poderá tirar até oito serviços voluntários, incluindo os de Ronda no Bairro ou Força Tarefa de Segurança, independente dos serviços ordinários que já tire. Esses serviços extras serão distribuídos nos dias de folga do militar para não comprometer suas atividades fixas e o bombeiro militar receberá o valor de 120 reais por serviço voluntário remunerado que é equivalente a seis horas de atividade, com início às 10h e término às 16h.

O tenente coronel BM Ricardo Cruz, comandante operacional da região metropolitana, explicou que a ideia é ampliar o serviço para as outras áreas operacionais, já que a necessidade de incremento acontece nas mais diversas atuações. Ele também ressaltou a importância do início desse serviço na área de salvamento aquático, neste período do ano, onde há o aumento de turistas e circulação de pessoas nas praias: “Esse é um serviço muito importante para a corporação e para a sociedade, visto que estamos aumentando o serviço operacional com um incremento de cerca de 30 bombeiros militares por dia em pontos estratégicos, nas praias do nosso litoral e que, com o serviço ordinário diário, não conseguiríamos promover esse acréscimo”, disse o oficial.

Foram implantados seis postos de guarda-vidas para atuação pelo serviço voluntário: dois em Cruz das Almas, um na Ponta Verde, um na Pajuçara, um no Sobral e um no Gunga.

O sargento Ayslan Pereira aproveitou para agradecer a todos aqueles que se empenharam para que o serviço voluntário remunerado dentro do CBMAL fosse possível: “Há bastante tempo a tropa ansiava por esse serviço, não só na área de salvamento aquático que é o que está sendo implantado hoje, mas também nas demais áreas operacionais. Todos os militares merecem ser contemplados com um incremento em sua renda atuando na sua área e na sua própria corporação e com isso nós conseguimos ampliar o atendimento à população de um modo geral”, finalizou o sargento, um dos voluntários no serviço.