BOMBEIRO SALVA BEBê ATRAVéS DE ORIENTAçõES PELO TELEFONE DE EMERGêNCIA 193

• 15/12/20

Cabo Santana, do 3º GBM, orientou a mãe da criança a realizar manobra para desengasgo

Por 3º sgt Thássia Santos

Dia 11 de novembro, sexta-feira, tudo seguia tranquilamente no serviço do 3º Grupamento de Bombeiros Militar, localizado em União dos Palmares. O telefone de emergência 193 toca e o pedido não era de uma viatura, mas de uma orientação urgente, pois um bebê de 8 meses estava engasgado após ingerir um objeto.

Ao perceber a agonia da mãe, dona Cícera, ao telefone, o cabo Diego Santana, iniciou as orientações para a realização da Manobra de Heimlich, empregada para desengasgar adultos e crianças.

“Do outro lado da linha, uma mãe aos prantos pedia ajuda. O primeiro passo foi tentar acalmar a mãe e explicar que ela deveria realizar um procedimento. Mas devido ao nervosismo foi bem complicado. Levou um tempo até que ela conseguisse se acalmar  entender minhas instruções. Expliquei que ela deveria segurar a criança com o rosto voltado para baixo e com a cabeça inclinada em relação às pernas, e depois dar leves batidas nas costas da criança até que o objeto fosse expelido. A ligação caiu e a guarnição da AR-43 já estava pronta para o deslocamento quando o telefone tocou, era a senhora Cícera emocionada, pois havia conseguido salvar seu bebê”, contou o bombeiro.

A família reside em uma zona rural, isolada, dificultando qualquer tipo de atendimento. Por isso, a atitude rápida do cabo Santana em orientar a mãe para proceder a manobra fez a diferença para salvar a vida do bebê.

“Sentamos aqui em frente à nossa casa e não percebi quando ela passou a mão no chão e colocou essa pedrinha na boca. Quando eu vi a pedra já estava na garganta dela, tentei tirar com o dedo mas não consegui. Ela estava babando muito e não conseguia respirar direito. Foi quando chamei o meu marido e ligamos para o Corpo de Bombeiros. O rapaz atendeu e foi me dizendo o que fazer e fui fazendo o que ele dizia, daí eu vi quando caiu a pedra da boca dela e ela começou a chorar. Eu só tenho a agradecer a ele e imagine como é uma mãe ver um filho sofrendo, tentar fazer algo e não conseguir. E com a ajuda dele eu consegui salvar a minha filha. Ele está de parabéns pelo trabalho e com isso graças a Deus minha filha está aqui”, relatou a mãe emocionada.

São histórias como essa que reafirmam a importância da missão de cada bombeiro, que fazem a diferença na vida daqueles que buscam por socorro e ajuda nas horas mais difíceis. Parabéns ao cabo Santana pela atuação precisa, aos bombeiros do 3º GBM e a todos que compõem o CBMAL por serem verdadeiros anjos na vida de tantas pessoas.