BOMBEIROS DE PENEDO RECEBEM INSTRUçõES DE NIVELAMENTO OPERACIONAL

• 17/08/17

Dando prosseguimento às instruções de nivelamento operacional (INO) nas unidades do interior do estado, a Comissão Técnica de Ensino e Pesquisa (CTEP) de combate a incêndio esteve entre os dias 14 e 17 de agosto, em Penedo, promovendo a atualização dos militares do 6º Grupamento Bombeiros Militar (6º GBM).

Foram duas turmas que contaram com cerca de 25 alunos cada. De acordo com o capitão Fernando Holanda, os bombeiros estavam muito animados com essa proposta e bastante interessados no conteúdo das instruções.

Para a cabo Jairalice do Nascimento Santos, os treinamentos foram bastante proveitosos pois apresentaram técnicas que permitem o uso controlado da água, o que possibilita preservar o patrimônio que não foi atingido pelas chamas.

“É sempre bom conhecer nas novas técnicas, tanto para nossa segurança, quanto para otimização do combate. Porque com esse tipo de técnica, preservamos ao máximo o patrimônio que não foi queimado, já que não afogamos o incêndio”, explicou a praça.

A militar destacou ainda a relevância dessas instruções para o efetivo que atua no interior do estado: “Para o interior isso é algo novo. É fundamental investir em capacitação nos interiores porque abrangemos um território maior e as guarnições são reduzidas. Então, todo mundo faz tudo: combate a incêndio, resgate, salvamento aquático, etc. Preparar o militar é fundamental e também estimula a tropa a treinar”, destaca.

A INO é supervisionada pela Superintendência de Ensino e Pesquisa (SEP) e conta com a colaboração dos instrutores e de outros bombeiros que foram capacitados na área e que agora são voluntários para repassar seus conhecimentos.

As instruções buscam promover a padronização de técnicas, táticas e estratégias das ações do Corpo de Bombeiros no serviço operacional com foco no combate a incêndio urbano e ênfase em ambiente confinado e possível presença de vítimas.

O próximo grupamento a receber as INO é o 9º GBM, em Santana do Ipanema, entre os dias 11 e 14 de setembro. Em seguida, será a vez de Delmiro Gouveia, em outubro e, finalizando, Arapiraca, em novembro.