SOSSUL FAZ DEMONSTRAçãO COM DRONES NO QCG

• 24/07/17

Câmera térmica integrada foi destaque

Os representantes da FLIR, Ronaldo Souza, e da SosSul, Alexandre Barreto, fizeram uma apresentação de um veículo aéreo não tripulado (VANT), também chamados de drones, no quartel do comando geral (QCG), no Trapiche. A ação ocorreu na manhã da última sexta-feira, 23, e contou com a participação de chefes de diversos setores do CBMAL, como também de militares interessados em conhecer o equipamento.

O VANT busca auxiliar na gestão das ocorrências pelo Corpo de Bombeiros ao fornecer imagens aéreas, em tempo real, do local onde acontece o incidente. Assim, o oficial no comando da ocorrência tem mais segurança na hora de direcionar os recursos, especialmente nas situações de grande vulto.

Primeiramente, foi feita a apresentação do equipamento por meio de slides na sala do subcomando, em seguida, todos se dirigiram ao pátio para ver o drone em ação. Um dos pontos que chamou mais a atenção dos presentes foi a câmera térmica que pode ser acoplada ao veículo. “Em um incêndio é possível saber realmente onde é o ponto que deve ser resfriado, ou localizar uma vítima em meio a fumaça ou à noite”, destaca o capitão Kenzo, subcomandante do Grupamento de Incêndio.

Por outro lado, para o oficial, ainda é cedo para o Corpo de Bombeiros investir nesse tipo de equipamento. “Temos que atingir alguns patamares antes de ter um drone com câmera térmica, como as próprias câmeras nos ABTs e ABSs”, disse o capitão Kenzo, que concluiu elogiando a constante busca por atualização da Superintendência de Material e Patrimônio (SMP): “A nossa SMP estar bem informada e em busca de equipamentos de qualidade me deixou bem tranquilo”, afirmou.