O ESTADO DE ALAGOAS NO ENFRENTAMENTO DO DESASTRE QUE ASSOLA RIO GRANDE DO SUL: SOLIDARIEDADE E PRONTIDãO

• 04/05/24

Por Sgt Bruno Perciano

Assessoria de Comunicação do Estado Maior Geral/ CBMAL

No contexto de desastres naturais que afetam diversas regiões do Brasil, o estado de Alagoas, através do Corpo de Bombeiros Militar do Estado de Alagoas, tem se destacado por sua solidariedade e prontidão em situações críticas. O estado, juntamente com outros onze entes federativos, está atualmente em estado de alerta, aguardando acionamento para enviar ajuda ao Rio Grande do Sul, conforme divulgado pelo informativo nº 03/2024 da LIGABOM.

Alagoas, que mantém um contingente de 12 (doze) bombeiros militares prontos para entrar em ação, e mais 93 (noventa e três) militares especializados, os quais estão devidamente aptos para atuarem em situações semelhantes ao que está ocorrendo no estado do Rio Grande do Sul.

Esse esforço coletivo ressalta não apenas a importância da preparação contínua, mas também a solidariedade entre os estados em momentos de necessidade.

O informativo enfatiza a necessidade de envio organizado de recursos para evitar a sobrecarga nas operações em andamento, destacando a gestão cuidadosa de crise conduzida pela LIGABOM em parceria com o comando do Corpo de Bombeiros Militar do Rio Grande do Sul (CBMRS)e SENASP (Secretaria Nacional de Segurança Pública). O envio de recursos é planejado para ser gradual, garantindo a eficácia das operações sem comprometer o suporte necessário.

Este envolvimento de Alagoas em operações de socorro interestaduais é um testemunho do compromisso do estado com a gestão de desastres e a ajuda humanitária. A prontidão e o empenho das equipes de bombeiros de Alagoas são cruciais nesses momentos, demonstrando a força da cooperação e do apoio mútuo entre os estados brasileiros.