CBMAL INICIA CURSO DE APERFEIçOAMENTO DE SARGENTOS BOMBEIROS MILITARES

• 20/09/23

por Yasmin Evangelista, estagiária ARPCS CBMAL

Na manhã da última segunda-feira (18), no auditório da Academia Bombeiro Militar, ocorreu a aula inaugural de um dos principais cursos de ascensão na carreira do Corpo de Bombeiros Militar de Alagoas (CBMAL), o Curso de Aperfeiçoamento de Sargentos bombeiros militares do ano (CAS/BM), contando com 40 alunos.

O CAS se fundamenta no dever institucional de proporcionar aos sargentos bombeiros militares o desenvolvimento das competências necessárias ao exercício das funções e encargos atinentes à graduação de 1º sargento e de subtenente do seu respectivo quadro, habilitando-o, dentro dos ditames legais exigidos para ascensão profissional.

Durante a ocasião, o 2°  tenente Dantas, que será coordenador do curso, falou da expectativa em torno do curso. “A expectativa é que, como a academia foi inaugurada esse ano, o primeiro curso de aperfeiçoamento de sargentos na Academia de Bombeira Militar seja feito da melhor forma possível, justamente pelo fato que os alunos terão uma fase presencial e isso dará mais motivação a que eles possam realmente serem aperfeiçoados nas suas matérias e na sua”, falou.

Estrutura curricular

O CAS 2023.2 está estruturado com uma carga horária de 310 (trezentas e dez) horas/aula, com duração de 11 semanas, divididas em 03 (três) etapas curriculares, sendo 02 (duas) ligadas ao desenvolvimento das disciplinas (aperfeiçoamento geral e operacional), ao desenvolvimento de atividades complementares, e a última associada ao desenvolvimento do projeto integrador, fixados como requisitos obrigatório para a conclusão do curso.

O início das aulas no curso se dará a partir do dia 18 de Setembro e se estenderá até o dia 26 de Novembro deste ano.