BOMBEIRO ALAGOANO CONCLUI CURSO DE MERGULHO AUTôNOMO DE RESGATE NA PARAíBA

• 08/04/22

Soldado Gerald foi um dos sete bombeiros formados no curso do CBMPB

Por sgt Thássia Santos

Considerado um dos cursos mais difíceis que um bombeiro militar pode realizar, o CMAut - Curso de Mergulho Autônomo de Resgate, do Corpo de Bombeiros Militar da Paraíba, formou sete bombeiros, dentre eles o soldado do Corpo de Bombeiros Militar de Alagoas (CBMAL) Gerald Rodrigues, na tarde da última quinta-feira (8), na praia de Cabo Branco, em João Pessoa.

Dezessete alunos iniciaram o CMAut, mas apenas sete bombeiros se formaram, sendo eles dos estados da Paraíba, Rio Grande do Norte, Pernambuco,  Bahia, Sergipe, Mato Grosso e Alagoas. O curso teve duração de 3 meses, o que totalizou 500 horas/aula, contando com módulos como sobrevivência no mar, busca e resgate com mergulho livre, busca e resgate com equipamento de respiração autônoma, busca e resgate em áreas inundadas, entre outros, capacitando os formandos a atuarem de forma segura como mergulhadores de resgate, considerada a segunda profissão mais perigosa do mundo.

O soldado Gerald é praça do CBMAL desde 2018, e atualmente atua como Guarda-Vidas no Grupamento de Salvamento Aquático. Militar altamente abnegado e capacitado, concluiu o Curso de Salvamento no Mar (CSMar) da corporação em 2019, sendo o CMAut mais um importante degrau em sua carreira bombeiro militar.

Para ele, concluir mais um curso operacional de alto nível de exigência representa um privilégio. “Me sinto privilegiado por ter tido a oportunidade que as corporações de Alagoas e da Paraíba me proporcionaram para me capacitar no mergulho. No curso, o aluno é colocado constantemente em uma situação de desconforto, sendo que ao meu ver temos muita evolução quando saímos da estabilidade. Com maestria e responsabilidade, a equipe de instrução nos entregou as técnicas, preparou nosso físico e testou nosso psicológico, nos pressionando a todo momento. Qualquer falha embaixo d'água pode ser fatal. Entendo perfeitamente porque o nível exigido nas provas foi elevado, o que deixava na mente dos alunos uma dúvida se iriam concluir. E, enfim, acabou! Ficam comigo e com todos os novos mergulhadores, os mistérios. No fim, tudo valeu a pena”, relatou o bombeiro militar.

O comandante geral do CBMAL, coronel BM André Madeiro, participou da solenidade, momento no qual foi homenageado pela parceria com a corporação paraibana na realização do CMAut 2022. O comandante do Grupamento de Salvamento Aquático, tenente coronel BM Aluísio Wanderley, também prestigiou a formatura.