APRESENTAçãO DO PLANEJAMENTO PARA OPERAçãO CARNAVAL ACONTECE EM REUNIãO DA CúPULA DA COMISSãO DE SEGURANçA PúBLICA DE ALAGOAS

• 12/02/21

Destaque do plano da operação Carnaval é o Serviço Voluntário Remunerado

Na última segunda-feira 08/02/2021, a Cúpula da Comissão de Segurança Pública de Alagoas participou da Reunião de Situação presidida pelo Secretário Alfredo Gaspar, para discussão de assuntos do interesse do Estado, e em especial para Apresentação do Planejamento para Operação Carnaval. Estiveram presentes na Reunião o Cel. BM Wolbeck - Subcomandante Geral, Ten. Cel. Jack Emerson e Cap. BM Themisson (Representando o CORM).

Na oportunidade, o Ten. Cel. BM Jack Emerson, no exercício do Comando do CORM apresentou o Plano de Operações para Região Metropolitana, enfatizando no Plano, os Pontos Bases, estrategicamente posicionados nos locais de maiores índices de acidentes e fluxo de pessoas e veículos.

O Plano de Operações do Comando Operacional de Bombeiros da Região Metropolitana foi publicado no BGO n.º 026 de 08/02/2021, e dispõe sobre a operação assim como a alocação dos recursos.

O destaque no Plano de Operações do CORM no Carnaval de 2021 se dá por conta do advento do Serviço Voluntário Remunerado, que permitiu uma distribuição de efetivo especializado em locais de elevado risco de afogamento, crianças perdidas e acidentes na praia.

“Conseguimos um aumento de quase 200% na área de cobertura operacional no serviço de prevenção e salvamento aquático, uma vez que antes do SVR, por carência de efetivo, só conseguíamos guarnecer 5 Postos (Mirante, Guaxuma, Jatiúca, Francês e Barra de São Miguel). Hoje, com o SVR, de acordo com a disponibilidade de voluntários, podemos guarnecer mais 9 postos (Cruz da Almas 1, Cruz das Almas 2, Ponta Verde, Pajuçara 1, Pajuçara 2, Sobral 1, Sobral 2, Gunga e Supervisão)” Destacou o Comandante Operacional.

O Cel. BM Wolbeck e o Ten. Cel. BM Jack Emerson destacaram para o Secretário a importância do Serviço para a Corporação e os reflexos positivos para o aumento da sensação de segurança para a população, em especial os banhistas.

“Alertamos ao Secretário que a Corporação já luta pelo Serviço Voluntário remunerado na área Bombeiro Militar desde 2019, envolvendo serviços de Salvamento Aquático, Serviços Técnicos, Combate a Incêndios, APH e Busca e Salvamento. Infelizmente, por enquanto só foi autorizado o serviço para o Salvamento Aquático e até o início do mês de Abril, mas o Secretário se mostrou sensível ao pleito do CBMAL e acenou com a possibilidade de conversar com o Comando da Corporação sobre a continuidade do Programa. ”  Finalizou o Ten. Cel. BM Jack Emerson.