CBMAL PROMOVE AULA INAUGURAL DO CURSO DE ABORDAGEM TéCNICA A TENTATIVA DE SUICíDIO

• 24/11/20

CATTS/2020 conta com 24 alunos da corporação e outras instituições de segurança pública de Alagoas

Por 3º sgt Thássia Santos

Em sua 2ª edição no âmbito do Corpo de Bombeiros Militar de Alagoas (CBMAL), o Curso de Abordagem Técnica a Tentativa de Suicídio (CATTS) foi iniciado na manhã desta segunda-feira, 23, no auditório do Quartel do Comando Geral, contando com 24 alunos, entre bombeiros militares de Alagoas e profissionais de outras instituições de segurança pública estadual.

O curso de especialização busca formar Abordadores Técnicos, habilitados a desempenhar de modo seguro operações de abordagem técnica a tentativa de suicídio, mediante técnicas de diálogo que objetivam a desistência voluntária da vítima. Para o profissional do primeiro atendimento, o foco está em evitar a morte com o emprego das doutrinas mais avançadas na área.

Com carga horária 52 horas/aulas e duração aproximada de cinco dias, com aulas nos dois turnos, o curso ocorrerá na modalidade presencial, podendo 20% da carga horária em formato EAD. São 19 bombeiros militares, dois policiais militares, dois militares do Grupamento de Operações Aéreas e uma policial civil, todos de Alagoas.

Durante a abertura, foram apresentados vídeos de bombeiros militares dos estados de São Paulo e Ceará, onde foi ressaltada a relevância da realização do CATTS em Alagoas. Para o major Edir Paixão do CBMCE, “ter participado da implantação do CATTS no CBMAL em 2018 foi uma grande honra. Espero que cada aluno tenha a motivação em atuar ajudando pessoas em crise. Nós, enquanto profissionais de segurança pública, devemos atuar como verdadeiras pontes de conexão com a vida”, disse ele.

O major Diógenes Munhoz da Escola Superior de Bombeiros do CBM de São Paulo destacou que o primeiro curso desta técnica foi criado em 2015 e que até agora 14 estados adotam este protocolo nacional de atendimento. “Atualmente Alagoas e mais 13 estados brasileiros se alinham a essa técnica, que faz com que essas pessoas sejam acolhidas e abordadas de uma forma humanizada. Desejo um ótimo curso a todos e que salvem vidas!”, falou o major.

A solenidade contou com uma palestra de tema “Estratégias para prevenção do suicídio na ONG Cavida”, promovida pela psicóloga Wilzacler Rosa da ONG Cavida – Centro de Promoção à Saúde, Educação e Amor à Vida. A organização presta um serviço de caráter socioeducativo, assistência social e de promoção à saúde, sem fins lucrativos, que oferece serviços de apoio psicossocial à população e a seus familiares e de formação para profissionais da área da saúde.

Participaram da solenidade de abertura, o comandante geral do CBMAL, coronel André Madeiro; o superintendente de ensino e pesquisa, coronel Ivo Alvarez; o superintendente de valorização de pessoas, tenente coronel Marcelo Fábio; além do coordenador do curso, tenente coronel Jack Emerson, e demais membros da coordenação, instrutores e monitores.