VIATURA DE MERGULHO é REFORMADA PARA MELHOR ATENDER A POPULAçãO ALAGOANA

• 29/10/20

Com novas alterações, viatura conseguirá diminuir o tempo resposta no atendimento a ocorrências

Por Stephany Domingos

A atividade de mergulho desempenhada por militares do Corpo de Bombeiros Militar de Alagoas (CBMAL) é mais que uma função da corporação; é uma prestação de serviço à sociedade, exigindo técnica,  constante atualização de procedimentos operacionais que visem a eficiência e eficácia da missão proposta para o mergulho, e equipamentos e viaturas específicos.

Os mergulhadores são acionados, na maioria dos casos, para busca de pessoas em meio líquido e muitas vezes, esse é último grito de esperança para familiares que perderam pessoas queridas vítimas de afogamento e que necessitam do conforto de poder se despedir de maneira digna. E para atender essas ocorrências é necessário, além de técnica e treinamento, equipamentos e viaturas que atendam a demanda. E por isso os mergulhadores do Grupamento de Salvamento Aquático, através do sargento BM Amorim, também mergulhador da corporação, solicitaram uma viatura específica própria para esse serviço.

Há alguns anos os mergulhadores do CBMAL tinham essa deficiência com relação a ter uma viatura específica para executar a missão. A viatura de mergulho antiga era adaptada para o serviço, porém não era a adequada o que dificultava o deslocamento dos militares para ocorrências mais distantes e o tempo resposta no atendimento. Então quando eles verificaram a possibilidade de reformar a F250 para sua realidade não mediram esforços para tentar realizar.

Segundo o tenente coronel Reinaldo Moura, Superintendente de Material e Patrimônio, quando os mergulhadores solicitaram a reforma da F250, o setor acionou um convênio de reformas e restauração de viaturas para poder executar. “Conseguimos fazer todo o trabalho de reforma da viatura no nosso Centro de Manutenção com a ajuda dos mergulhadores que atuaram em todo o processo”, disse o oficial, enfatizando a iniciativa do sargento Amorim que estava sempre presente desde a solicitação até a finalização do serviço.

O sargento Amorim reforçou que com a viatura reformada, além de agilizar o serviço em si, a apresentação da instituição ficará mais valorizada e será muito melhor recebida pela população. Ele disse que a viatura reformada já está em operação e que ainda estão fazendo algumas adaptações para poder melhorar o dia a dia e a prestação do serviço.

O chefe da Seção de Mergulho, capitão Diego Ferreira, falou sobre a importância da viatura de mergulho para garantir um melhor serviço à população. “Com um veículo próprio e específico, aumentamos o controle e zelo pelo mesmo, valorizando o serviço dos mergulhadores e criando uma identidade própria”, falou, destacando que os mergulhadores atuaram diretamente na modernização da viatura, visando o melhor para o serviço e a corporação.

Dinamismo, dedicação constante e autoconfiança são características presentes nos mergulhadores de resgate, que desempenham cotidianamente com êxito o cumprimento da missão “Vidas alheias, riquezas salvar”. Conceituada como uma atividade ímpar, o mergulho é considerado a segunda ação mais perigosa do mundo, atrás apenas da aventura dos astronautas.

E com uma viatura específica e reformada os mergulhadores são mais valorizados e o serviço é executado com uma maior excelência e qualidade.