CBMAL

CBMAL PROMOVE MESA REDONDA DURANTE OUTUBRO ROSA

  • 26/10/20
  • 12:10

Evento ocorreu no QCG BM e contou com convidados

Por 3º sgt Thássia Santos

 

O Outubro Rosa é mundialmente conhecido como o mês de prevenção ao câncer de mama. O Corpo de Bombeiros Militar de Alagoas (CBMAL) promoveu na manhã da última quinta-feira, 22, no auditório do Quartel do Comando Geral, uma mesa redonda como forma de trabalhar a conscientização sobre o autocuidado e o diagnóstico precoce. Com o tema “Desafios no enfrentamento ao câncer de mama”, o evento contou com a participação de convidados e de bombeiros e bombeiras.

A mesa foi mediada pela major Meidja Mesquita, médica da corporação, e composta pelos convidados: Aliana Lobo, enfermeira especialista em oncologia; Keila Albuquerque, que venceu o câncer de mama; e cabo André Luiz, esposo de Keila.

O subdiretor de Saúde do CBMAL, tenente coronel Leilton Luna, abriu o evento e destacou a importância da prevenção no combate ao câncer de mama. “Devemos pensar bastante em prevenção. O tratamento vem avançando ao longo dos anos, mas a prevenção pode ser feita de forma muito eficaz. É muito importante se tocar, se cuidar e se amar”, destacou o médico.

Durante sua participação na mesa, a enfermeira Aliana, relatou que o diagnóstico precoce salva 90% dos pacientes, sendo o autoexame constante uma forma eficaz de perceber alguma alteração nas mamas. A mamografia também é uma importante aliada no diagnóstico deste tipo de câncer, e a Sociedade Brasileira de Ginecologia, Mastologia e Radiologia recomenda realiza-la a partir dos 40 anos, o que deve ser avaliado sempre por um médico.

Em seu depoimento, Keila Albuquerque contou toda sua trajetória de luta e superação da descoberta da doença até a conclusão do tratamento, finalizado em agosto deste ano. “Fiz quimioterapia, fiz a mastectomia radical, depois da cirurgia ainda fiz sessões de radioterapia por precaução. Posso dizer que meu tratamento foi tranquilo, tive muito apoio da minha família, do meu marido que viveu o meu tratamento comigo, e é muito difícil contar à sua família, pois é doloroso. O apoio da família, do marido conta muito, é fundamental”, ressaltou ela, enfatizando que existe um cuidado, mas que a vida continua durante e após o tratamento.

“Assim que o câncer foi diagnosticado eu parei, sentei com ela e disse a partir dali estaria presente em todos os momentos”, com essa fala o cabo André Luiz, esposo de Keila, relatou como foi acompanhá-la durante os meses de tratamento. Segundo ele, cerca de 70% dos maridos que têm suas esposas diagnosticadas com câncer de mama abandonam suas mulheres. “Agradeço também ao meu chefe na época, major Cavalcante, por ser tão humano e me apoiar no momento que precisei me afastar do trabalho, e também a todos que me acolheram. Queria deixar minha mensagem de que existe a possibilidade de cura, eu sei que é difícil, mas saibam que devemos lutar a todo instante, pois não é o final da vida. A gente sempre saía, nunca tive vergonha de sair com ela careca, sempre dizia que ela estava linda. A gente não se entregou à doença e essa atitude foi recompensada com o resultado final dos exames e ver que houve a remissão total do câncer”, relatou o bombeiro.