COMANDO DO CBMAL SE REúNE COM EXéRCITO PARA TRATAR SOBRE TREINAMENTO SIMULADO QUE OCORRERá NO BAIRRO DO PINHEIRO

• 29/07/20

Operação visa treinar a tropa do EB e outros órgãos para atuar em situações de desastre

Por Stephany Domingos

Na última semana, o comando do Corpo de Bombeiros Militar de Alagoas se reuniu com o comando do 59º Batalhão de Infantaria Motorizada para discutir a aplicabilidade da Operação Alagoas, um treinamento simulado que será realizado no próximo mês de agosto, visando uma possível atuação numa situação de desastre aqui no estado de Alagoas.

Na ocasião, foi discutido como será realizado o exercício de adestramento ministrado pelo CBMAL não só para a tropa do EB, como também para os outros órgãos que atuam diretamente em situações de desastre. Participaram da reunião o coronel BM André Madeiro, comandante geral do CBMAL, o tenente coronel Cláudio Gadelha, comandante do 59º BIMtz, representantes da Casal, Equatorial energia, Defesa Civil Estadual e Municipal, Algás, Cruz Vermelha, Polícia Militar e Superintedência Municipal de Transportes e Trânsito.

Na reunião ocorrida no último dia 23, o tenente coronel BM Roberto Wanderley, comandante do Grupamento de Busca e Salvamento do CBMAL, apresentou o planejamento tático operacional no caso de um possível desastre estabelecendo como base a situação do bairro do Pinheiro. Neste caso, foi mostrado como funcionará a atuação prática das tropa na etapa de resposta da operação, bem como o papel de cada órgão durante o sinistro.

Este treinamento será realizado nos dias 11, 12 e 13 de agosto. No primeiro dia será realizado um Simpósio, no segundo dia será realizado um exercício simulado de desastre de um prédio com evacuação de pessoas, ambos serão realizados no Bairro do Pinheiro. Já o terceiro dia contará com a simulação de um deslizamento de barreira que será realizado no Pierre Chalita próximo ao Sítio São Jorge.

No próximo dia 06 de agosto será realizada uma última reunião antes da realização do treinamento para ajustes finais da simulação.