19 BOMBEIROS MILITARES ATUAM EM OCORRêNCIA DE áRVORE QUE CAIU EM CIMA DE BARRACA DE ACAMPAMENTO

• 17/06/20

Complexo e difícil, o salvamento foi realizado após grandes dificuldades no deslocamento e na comunicação

Por sargento Stephany

No final da noite do último sábado, 13 de junho, a Central de Atendimento da Segurança Pública, CIOSP, recebeu uma ligação de um jovem pedindo socorro em uma região chamada Ponte de Humaitá que fica localizada no município de Rio Largo. Seu nome era João e na ligação logo perceberam que o solicitante estava bastante nervoso e que ele necessitava de atendimento urgente. Ele informou que estava com quatro amigos acampando numa região de mata e devido às fortes chuvas, uma árvore caiu em cima da barraca do acampamento e havia pessoas gravemente feridas no local.

Era um local de difícil acesso e imediatamente a Central acionou o comandante de socorro e o canil, além das guarnições de Busca e Salvamento e Resgate da área alta. Segundo informações da cabo Vanessa, uma das atendentes do CIOSP, a região era distante e o sinal telefônico oscilava muito, o que dificultou bastante a comunicação: “Foi uma noite longa, muito difícil, e os bombeiros tiveram que caminhar bastante até chegar ao local. Não hesitamos em passar um número particular para o rapaz e eu, e as demais militares, Nina, Lívia e Charlene, nos engajamos contra o tempo para ajudar aqueles jovens”, publicou a bombeira em uma rede social.

O sargento Tertuliano, pertencente ao Canil, informou que após análise da situação, eles resolveram seguir de carro até o local indicado. “Chovia muito e o terreno estava péssimo com a presença de muita lama e charco, e a viatura derrapava bastante. Então paramos e resolvemos ir andando, até que o solicitante percebeu que tinha indicado o caminho errado”, explicou o sargento.

O deslocamento foi longo e a dificuldade para chegar ao local foi grande. A mata era bastante fechada e os bombeiros não conseguiam caminhar devido à quantidade de lama no local. Mesmo apreensivos, eles não deixaram de cumprir a missão e ao chegar ao local verificaram que uma das vítimas estava em óbito e outra apresentava escoriações e bastante dor.

No local da ocorrência, a árvore teve que ser cortada e para ter acesso a vítimas, os bombeiros militares tiveram que utilizar técnicas como rastejo, içamento de maca, e muita força de vontade e determinação para concluir o resgate. Em seguida, as equipes se dividiram para transportar as vítimas. No caminho de volta, também foi encontrada bastante dificuldade de sair do local. E após cerca de duas horas de caminhada transportando as vítimas, eles resolveram se abrigar e aguardar amanhecer, pois já não tinham mais iluminação e a dificuldade em encontrar o caminho de volta estava maior.

Já pela manhã eles conseguiram avistar o rio e a cidade ao longe e alguns militares foram buscar reforços. A guarnição de salvamento do GBS Serraria que havia copiado no rádio toda a operação já estava a caminho para dar apoio no local.

João agradeceu todo o empenho desprendido por todos os bombeiros envolvidos direta e indiretamente no resgate: “Gostaria de agradecer pelo atendimento e paciência que tiveram comigo. Meu muito obrigado pelo atendimento. Deus abençoe”, João mandou para um aplicativo de mensagens de uma das bombeiras do CIOSP.

Foi um dia muito desgastante, com muitas ocorrências devido às fortes chuvas, porém, todos encerraram o serviço com a sensação de dever cumprido.

GUARNIÇÕES ENVOLVIDAS:

AS-23- CMT SOCORRO - GBS -SERRARIA - AS-23