CORPO DE BOMBEIROS MILITAR PROMOVE CAMPANHA INTERNA PARA DOAçãO DE SANGUE

• 04/06/20

Doações foram realizadas nesta quinta-feira, 4, por agendamento

Por 3º sgt Thássia Santos

Com a pandemia do novo coronavírus, os estoques dos bancos de sangue diminuíram, tornando-se uma dificuldade para quem precisa. Como uma forma de contribuir com o salvamento de vidas também através do sangue, o Corpo de Bombeiros Militar de Alagoas (CBMAL) promoveu uma campanha junto a seus militares para conscientizar e alertar para a necessidade de doar sangue neste momento. As doações foram realizadas nesta quinta-feira, 4, no Hemoal do bairro do Trapiche, por agendamento para evitar aglomeração no local.

O tenente coronel Jammerson Lima foi um dos doadores voluntários e falou sobre a satisfação em poder ajudar. “Estamos aqui enquanto instituição contribuindo para mantermos um bom nível de estoque de sangue, principalmente neste momento em que vivemos. Convocamos a todos, nossos militares e também a população, a participarem dessa ação, pois doar sangue também é salvar vidas”, ressaltou o bombeiro militar.

Segundo Paloma Clemente, assistente social do Hemoal Maceió, o estoque está baixo e por isso é tão importante este tipo de parceria. “Nós estamos com o estoque baixo e convidamos toda a população que puder nos ajudar que compareça aqui ao Hemoal. A doação está sendo segura, estamos utilizando todos os equipamentos de proteção para garantir a segurança do doador. Esta semana estamos contando com a parceria do Corpo de Bombeiros que está nos ajudando a melhorar o nível do nosso estoque, que está crítico”, explicou ela.

HEMOAL MACEIÓ

Unidade Trapiche De segunda a sexta-feira, das 7h às 18h Aos sábados das 8h às 12h - durante a pandemia

HEMOAL ARAPIRACA

De segunda a sexta-feira, das 7h30 às 17h30

REQUISITOS PARA DOAÇÃO:

- Idade entre 16 e 69 anos;

- Pesar no mínimo 50 kg;

- Portar um documento de identificação com foto;

- No caso dos menores de 18 anos, é imprescindível estar acompanhado dos pais e portando um documento de identificação oficial e original deles;

- O voluntário não pode ter contraído doença de Chagas, Aids, sífilis e hepatite após os 11 anos;

- Os doadores que irão repetir o procedimento devem respeitar um intervalo de dois meses para os homens e três para as mulheres;

- As gestantes e lactantes ficam impedidas de se candidatar à doação de sangue;

- Covid-19 – Os voluntários que vierem a contrair o novo coronavírus ficarão impedidos de doar sangue por 30 dias, após a cura. Já as pessoas que tiveram contato com pessoas que testaram positivo para doença, ficam impedidas de doar sangue por 14 dias, após o último contato com a pessoa doente, caso não apresentem os sintomas. O impedimento momentâneo foi determinado pela Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa), órgão vinculado ao Ministério da Saúde.