CBMAL

CORPO DE BOMBEIROS MILITAR APRESENTA ALTERAçõES EM INSTRUçõES TéCNICAS DURANTE REUNIãO NA ADEMI-AL

  • 19/02/20
  • 19:02

Oficiais da Superintendência de Atividades Técnicas participaram da primeira Reunião de Engenharia de 2020 

Por 3º sargento Thássia Santos

  

Na semana passada, o Corpo de Bombeiros Militar de Alagoas (CBMAL), através da Superintendência de Atividades Técnicas (SAT), participou da primeira Reunião de Engenharia do ano, promovida pela ADEMI-AL – Associação das Empresas do Mercado Imobiliário de Alagoas. No evento, que contou com mais de 40 participantes, os oficiais da SAT apresentaram as novas instruções técnicas que serão adotadas pela corporação, a fim de desburocratizar e agilizar os processos. 

Segundo o capitão Carlos Vasconcelos, o espaço foi uma oportunidade para mostrarmos nosso planejamento de inovação. “Nessa reunião mostramos qual era a ideia da nova legislação, que é desburocratizar e focar nas edificações de maior porte. Com os processos conseguiremos dar uma resposta mais ágil através das instruções técnicas, que estão sendo reformuladas”, explicou o oficial da SAT, além de terem sanado algumas dúvidas acerca de pontos específicos, como edificações antigas.

 

Por conta do Decreto que regulamenta a Lei Federal nº 13.874/2019, conhecida como Lei da Liberdade Econômica, que dispensa atividades de baixo risco de licença e alvará, o CBMAL atualizou a Instrução Técnica nº 42 e enviou para Brasília, aguardando publicação.

  

Além disso, a Instrução Técnica nº 01, que será publicada em âmbito estadual, também está sendo alterada e com as mudanças o papel do engenheiro no processo será ainda mais relevante, para que a corporação continue garantindo a segurança dos locais. Além das Anotações Técnicas, o CBMAL exigirá que os profissionais apresentem relatórios de comissionamento do sistema, que significa projetar, executar e testar conforme as normas e as especificidades dos clientes. 

 


Últimas Notícias