BOMBEIROS ALAGOANOS PARTICIPAM COMO INSTRUTORES DO 1º CURSO DE SALVAMENTO VEICULAR LEVE DA BAHIA

• 20/09/19

Conhecimento técnico na área vem destacando o CBMAL entre outras corporações

Por cabo Thássia Santos

O Corpo de Bombeiros Militar de Alagoas (CBMAL), através das Comissões Técnicas de Ensino e Pesquisa, vem evoluindo técnicas e práticas mediante estudos e participação em eventos a nível nacional nas diversas áreas de atuação. Esta evolução do conhecimento tem destacado a corporação entre outros Corpos de Bombeiros, como o da Bahia (CBMBA) que convidou os membros da CTEP de salvamento veicular para participarem como instrutores de quatro disciplinas no 1º Curso de Salvamento Veicular Leve da corporação baiana.

Segundo o major Carlos Sobrinho do CBMBA, coordenador do curso, para realizar a formação o CBMBA contou com o apoio de outras corporações, como o CBMAL. “Nosso projeto foi de promover um curso de excelência e nossa corporação buscou trazer os melhores bombeiros do país na área do salvamento veicular, com a intenção de privilegiar os instrutores do nordeste. Convidamos o CBMAL por ter excelentes profissionais, que inclusive estão a frente das disciplinas nucleares deste curso. Nós sabemos que os bombeiros do CBMAL estão atualizados e possuem uma grande experiência na formação de bombeiros nesta área”, explanou o oficial.

O curso, que vem acontecendo na Diretoria de Ensino do CBMBA, localizado na cidade de Simões Filho, na região metropolitana de Salvador, conta com 29 alunos, sendo 25 bombeiros da Bahia, dois integrantes do SAMU, um bombeiro de Roraima e um militar do Exército Brasileiro. Com disciplinas como técnicas de desencarceramento, táticas de desencarceramento, extração veicular, estabilização, anatomia veicular, entre outras, o curso totaliza 85 horas/aula, durante duas semanas de instruções. Além do CBMAL, participam também instrutores dos Corpos de Bombeiros Militares de Sergipe e do Ceará.

O capitão Osmar Brandão é o presidente da CTEP de salvamento veicular, que é a comissão que organiza e contribui para o avanço e desenvolvimento da área em nosso estado. “Desde 2016, a gente vem realizando cursos, eventos e instruções, de maneira que estamos evoluindo este tipo de atuação em Alagoas. Com isso, estamos nos firmando como referência no salvamento veicular pelo país e esse curso representa esta visibilidade do CBMAL, através do trabalho da CTEP de salvamento veicular. Isto nos motiva a continuar na busca pela melhoria constante do serviço nesta área de atuação dos bombeiros”, explicou o capitão Brandão, que junto com o 1º tenente Rafael Duarte, 3º sargento Vitor Hugo e cabo César Lyra compõem o corpo de instrutores na Bahia.