CBMAL

BUSCA, RESGATE E SALVAMENTO COM CãES EM ALAGOAS CONTA COM DOIS NOVOS ESPECIALISTAS

  • 10/07/19
  • 12:07

Bombeiros concluíram curso em Pernambuco no início de julho

Por Alan Fagner – Ascom/SSP

Alagoas conta com dois novos especialistas em Busca, Salvamento e Resgate com Cães. O cabo Félix da Silva e o soldado Cristiano Lins acabaram de concluir o curso de especialização na área promovido pelo Corpo de Bombeiros Militar de Pernambuco (CBMPE), realizado entre junho e julho, no Grupamento de Busca e Salvamento em Recife-PE.

O curso teve duração de um mês e abordou diversos aspectos do salvamento com cães, como deslizamento de barreiras, buscas em estruturas colapsadas e busca rural (pessoas perdidas nas matas. Ao todo, 27 alunos de cinco estados de cinco estados (Acre, Alagoas, Paraíba, Pernambuco e Rondônia) se formaram, tornando-se multiplicadores em suas respectivas corporações.

Foram usados nove cães de busca de Pernambuco e dois da Paraíba durante o curso. Por três dias, os cães alagoanos Tchuca, Joy, Ragnar e Rex também auxiliaram no desenvolvimento de algumas atividades e no processo de aprendizagem.

Esse foi o primeiro curso de especialização do recém-formado soldado Cristiano. Para ele, foi uma experiência única em que seus limites foram testados em vários momentos. “Por diversas vezes foram testados nosso psicológico, nossa força, principalmente nas simulações com vítimas. Lá ou estávamos sujos, ou molhados, ou cansados, ou estressados ou tudo ao mesmo tempo”, lembra.

O militar destacou ainda que o CBMPE já tem bastante experiência na atividade, apesar do pouco tempo que eles a desenvolvem. Além disso, possuem uma boa estrutura e já treinam seus cães em várias modalidades de busca e resgate.

O cabo Félix defendeu a constante busca por novos conhecimentos na área. “É válido dizer que um curso somente não é o bastante. Seria necessário no mínimo umas duas escolas diferentes para que o cinotécnico ficasse com uma bagagem um pouquinho mais rica”, disse.

O militar também ressaltou que a troca de experiências trouxe novas perspectivas que engrandeceram a atividade. “Sempre temos algo a ensinar e muito a aprender. Juntos com o resto do país construímos bases mais sólidas, desenvolvemos ideias, colaboramos e fortalecemos esse espírito fraterno que nos enraíza bombeiros militares”, disse.