PRIMEIRA TURMA DE BOMBEIROS APóS A SEPARAçãO DA PMAL COMPLETA 25 ANOS DE SERVIçO

• 22/04/19

Turma 1994 também contou com o ingresso das primeiras mulheres na corporação

Por Thássia Santos

Em 1993, o Corpo de Bombeiros Militar de Alagoas (CBMAL) se separava da Polícia Militar de Alagoas. Após cerca de um ano, ingressava a primeira turma de bombeiros na corporação, e dentre os novos 250 militares, 63 eram mulheres que se transformariam nas primeiras bombeiras no estado. Esta semana é de comemoração para os bombeiros e bombeiras que completam 25 anos de serviço prestado à sociedade alagoana, dedicados à missão de salvar vidas.

Segundo o capitão Júlio César Cunha, é grande a honra em fazer parte do crescimento da corporação. “Nesses anos nós vimos o CBMAL crescer, vimos a tecnologia chegar. Sinto-me muito honrado em fazer parte dessa história. Naquele tempo, a dificuldade pela falta de equipamentos era muito grande, mas a gente dava um jeito e cumpria a missão. Inclusive no ano passado, eu combati um princípio de incêndio no prédio em que eu moro e usei as técnicas aprendidas naquela época pois eu estava sem equipamento na ocasião”, contou o oficial.

Para as mulheres, a data é especialmente marcante, porque é o encerramento de um ciclo e o início de outro: o da reserva. O efetivo feminino conclui seu tempo de serviço com 25 anos de trabalho e assim estão se despedindo da rotina bombeiro militar, com suas dificuldades e alegrias. Segundo a subtenente Rosiane Santos, “a palavra para esse tempo em que passamos na corporação foi superação. Superamos o preconceito, as diferenças, mas também comemoramos juntas as conquistas do dia a dia dentro do quartel e em nossa família. Hoje digo que superei e conquistei o respeito, a dignidade e o carinho de muitos”, contou ela.

São muitos os motivos para comemorar. Há 25 anos, o Corpo de Bombeiros Militar de Alagoas iniciava sua caminhava como instituição independente. Eram muitos sonhos e objetivos para cumprir ao longo dos anos e a entrada dos 250 soldados do fogo foi um passo muito importante para a evolução dessa instituição. E hoje, mais de duas décadas depois, esses bombeiros militares festejam pelo tanto que contribuíram e lutaram fazendo do CBMAL uma instituição forte, respeitada e segura. Parabéns turma de 1994 pelos 25 anos de serviço.