NOVOS SOLDADOS DO CORPO DE BOMBEIROS CONCLUEM CURSO DE LIBRAS

• 14/12/18

Em palestra, integrantes da AAPPE e do IRES buscaram sensibilizar os militares sobre a importância da língua de sinais brasileira

Por Alan Fagner

“O surdo tem voz”! Afirmou Aline Trindade, psicóloga do Instituto de Qualificação e Referência em Surdez (IRES) para os quase 140 bombeiros em formação do Corpo de Bombeiros Militar de Alagoas (CBMAL). Os alunos acabaram de concluir o curso de LIBRAS em formato EaD da Secretaria Nacional de Segurança visando capacitá-los no atendimento a comunidade surda em caso de acidentes.

Em sua palestra, ocorrida no auditório do Colégio Marista, nesta última sexta-feira, 14, Aline buscou apresentar um pouco das dificuldades e da importância em se garantir o direito à comunicação do indivíduo surdo, ao se comunicar completa e adequadamente com ele. Assim, procurou sensibilizar sobre a necessidade de aprender LIBRAS como forma de promover mais cidadania, oportunidade e segurança para essas pessoas.

Para isso ela contou com o apoio de outros integrantes da IRES e da Associação de Pais e Amigos de Pessoas Especiais (AAPPE): Jerlan Pereira, Coordenador do curso de LIBRAS, e Leandro Pierri, secretário escolar (ambos surdos), como também da interprete de LIBRAS Andrea Maria Moraes.

O Major Rômulo Guedes também participou da palestra com relato de suas experiências enquanto bombeiro atendendo surdos. Ele contou que isso o motivou a querer aprender se comunicar por meio de LIBRAS. “Na verdade, é até interessante para o bombeiro saber LIBRAS, para poder se comunicar mesmo num ambiente de muito barulho, como é comum nas ocorrências”, disse o oficial.

O oficial falou ainda sobre o atendimento de pessoas da comunidade surda pelo número de emergência 193. “Estamos buscando uma solução para que o surdo possa pedir ajuda à nossa central de atendimento sem a necessidade de um ouvinte”, revelou.

Durante a palestra os alunos tiveram a oportunidade de testar os conhecimentos adquiridos por meio do Curso de Libras, simulando um atendimento e responder algumas perguntas simples. Jerlan reforçou que, como em qualquer outra língua, é fundamental que se pratique para não acabar no esquecimento. “Também estamos disponíveis para ir encontrar com vocês em outro momento e apresentar outros sinais relacionados ao trabalho de vocês (bombeiros)”, ofereceu o coordenador.

“Para a maioria de nós que estaremos envolvidos em ocorrências, ou mesmo atendendo nos setores administrativos, é importante ter ciência dessas dificuldades entre esse acesso que a constituição garante, mas que eles não têm. Então ficou essa mensagem da importância de se buscar o desenvolvimento da comunicação, especialmente, em LIBRAS para que possamos atender a todos de forma igualitária”, ressaltou o aluno CFP Almeida ao final da palestra.

Ao final, o comandante geral, coronel Adriano Amaral da Silva, realizou a entrega dos brinquedos, alimentos e roupas arrecadas pelos alunos do curso de formação que serão distribuídos no Natal solidário promovido pela AAPPE e pelo IRES.

HOMENAGEM

Na ocasião, o comandante geral, também foi homenageado pela direção do Colégio Marista de Maceió. O oficial recebeu uma medalha pelo apoio que o CBMAL forneceu à escola para construção do seu novo auditório, garantindo que estivesse dentro das normas de segurança contra incêndio e pânico.