MúSICO DO CORPO DE BOMBEIROS REALIZA RECITAL NA UFAL

• 28/05/18

O evento representou a realização do sonho do pai do bombeiro: que o filho fosse militar e músico

Por Jade Katlen – estagiária CBMAL

Tocando o instrumento aprendido por três gerações de sua família, clarinete, o 3º sargento José Romero da Silva apresentou um recital, na última quarta-feira, 23. O evento foi realizado no Espaço Cultural Prof. Salomão de Barros Lima, pela Universidade Federal de Alagoas (Ufal). A apresentação comemorava a metade do curso de licenciatura em música – habilitação em clarinete, além de representar a realização do sonho do falecido pai do 3º sargento: ter filhos militares e músicos.

O recital foi acompanhado por Martha Oliveira, no piano, e contou com a apresentação de seis composições de alto nível de dificuldade, demonstrando o talento e profissionalismo do bombeiro militar, componente da Banda de Música do CBMAL.

O 3º sargento é o mais novo da família e foi estimulado pelo pai, José Ribamar, a aprender o instrumento, que apesar das dificuldades sempre prestou suporte para que os filhos estudassem música. “Infelizmente, meu pai faleceu de câncer antes de me ver atuar na carreira que sempre me estimulou a seguir. Apesar disso, pôde acompanhar os filhos mais velhos que entraram para Aeronáutica, Fuzileiros Navais, Exército e Polícia Militar”, contou ele.

Segundo o Ajudante Geral do CBMAL, tenente coronel Germano Lopes, que assistiu à apresentação, sargento Romero é um militar muito dedicado, que busca ser referência. “Romero é um militar que busca crescer, vem estudando para ser referência nacional e muito nos orgulha. Foi uma apresentação fantástica, de alto nível. Nossa Banda de Música tem grandes profissionais”, relatou o oficial.

Além de participar da Banda, o bombeiro dá aulas voluntárias para os alunos de clarinete da comunidade do Jacintinho aos sábados e participa da Orquestra sinfônica da UFAL. Além disso, é professor convidade do Sesc, e participante da caravana que leva música aos jovens do interior de Alagoas. Para o futuro, planeja se aperfeiçoar cursando mestrado e doutorado em música.