GUARNIçãO DE BUSCA E SALVAMENTO RECEBE AGRADECIMENTO OFICIAL DA SEINFRA POR EMPENHO EM OCORRêNCIA

• 24/04/18

Secretaria de Estado da Infraestrutura encaminhou ofício ao comando geral

Por Thássia Santos

Muitas vezes o serviço realizado pelo Corpo de Bombeiros Militar de Alagoas pode não conseguir salvar vidas, mas pode garantir um desfecho digno às vítimas e um pouco de conforto às famílias. A guarnição de busca e salvamento que estava de serviço no dia 27 de janeiro resgatou um corpo e não mediu esforços para resgatar o corpo de outro operário que estava desaparecido, após um acidente durante as obras de ampliação da rede de esgoto de Maceió. A guarnição, comandanda pelo Ten Moura e composta pelo 1º Sgt Guimarães, 3º Sgt Sóstenes, Cb André e Cb Quirino, honrou o nome da corporação e recebeu um agradecimento especial por parte da Secretaria de Estado da Infraestrutura.

Leia na íntegra o Ofício oriundo da SEINFRA, encaminhado ao comando geral do CBMAL, e publicada no BGO nº 072 de 18/04/2018:

“Certa vez, Winston Churchill declarou que ‘a coragem é a primeira das qualidades humanas, porque é a qualidade que garante as demais’. Nestes últimos dias, ficou claro para todos nós, que compomos a Secretaria de Estado da Infraestrutura, o peso dessas palavras. Afora o conjunto de protocolos, regras e equipamentos do Corpo de Bombeiros Militar de Alagoas (CBMAL), foi a coragem de sua corporação, no dia 27 de janeiro, que nos permitiu digerir, com menos peso, uma tragédia de grande porte – por mais difícil que possa parecer.

Naquele sábado, a persistência do CBMAL, por cerca de 14 horas ininterruptas dedicadas às buscas do operário Adeilson Batista da Silva, garantiu a dignidade à qual o trabalhador e sua família mereciam. A vítima perdeu a vida a serviço dos alagoanos, quando trabalhava nas obras de ampliação da rede de esgoto de Maceió, e encontrar o seu corpo era o mínimo que poderíamos fazer por ele, seus amigos e seus familiares. Sozinhos, demoraríamos horas, dias, semanas... Sem o trabalho árduo do Tenente Moura e sua equipe, que superaram os próprios limites, o desfecho poderia ser ainda mais doloroso. Mas, contamos com a coragem de profissionais que nos garantiram dedicação integral – e assim o fizeram.

Contamos com os braços de homens que não desistiram momento algum e que só foram embora com a missão cumprida.

Foi essa determinação que permitiu à Dona Lia e à Fernanda, mãe e esposa de Adeilson, respectivamente, a oportunidade da última despedida. O último abraço, o último olhar e, também, uma resposta para o que havia acontecido naquela madrugada. Adeilson não faz parte das estatísticas de desaparecidos, Adeilson retornou para os braços de sua família – ainda que para o último adeus – graças à garra do Corpo de Bombeiros.

Recebam nosso abraço,

Humberto Carvalho Júnior

Secretário de Estado da Infraestrutura”