CBMAL INICIA 2ª EDIçãO DA JORNADA MéDICA E DE SAúDE MILITAR DE ALAGOAS

• 20/04/18

Evento segue até esta sexta-feira com a participação de militares de dez estados brasileiros

Por Thássia Santos

O Corpo de Bombeiros Militar de Alagoas (CBMAL), em parceria com a Polícia Militar e Conselho Regional de Medicina do Estado, iniciou a 2ª edição da Jornada Médica e de Saúde Militar de Alagoas na noite desta quinta-feira, 19, no Barra de São Miguel. O evento, que tem como tema “Saúde militar e promoção social”, conta com a participação de militares do quadro de saúde de dez estados brasileiros e segue até esta sexta-feira, 20.

O superintendente de saúde do CBMAL e membro da Academia Brasileira de Saúde das Polícias Militares e Bombeiros Militares, tenente coronel Aldo Calaça, enfatizou que o encontro é uma oportunidade única para uniformizar a atuação do quadro de saúde militar em todo o país.

As palestras de abertura do evento abordaram “Atuação da Academia e da Associação na valorização do quadro de saúde”, apresentada pelo presidente da entidade, coronel Rômulo Capello do Corpo de Bombeiros Militar do Rio de Janeiro; e “Estratégia para redução do absenteísmo nas corporações militares”, ministrada pelo coronel Marcos Nolasco, da Polícia Militar da Bahia. Já no segundo dia de jornada, os palestrantes tratarão temas como gestão da qualidade de vida, monitorização continua da saúde do Militar, transtorno de ansiedade nos militares de Alagoas, fundamentos essenciais na gestão em saúde, integração da saúde militar à tropa e seu papel promotor social, entre outros assuntos essenciais para a área.

Para o comandante geral do CBMAL, coronel Adriano Amaral, os militares necessitam de uma atenção especial por conta de suas funções que influenciam suas vidas tanto física como psicologicamente.

“Sabemos que nossa missão afeta diretamente nossa saúde, e esse contexto exige uma equipe comprometida e um olhar humano nesse cuidado com a saúde dos nossos militares. Absorvam o máximo de conhecimentos, compartilhem as doutrinas e sejam multiplicadores em suas corporações”, disse o comandante geral.

A solenidade de abertura contou com a presença de diversas autoridades, como a deputada estadual Jó Pereira; o presidente do Conselho Regional de Medicina, Fernando Pedrosa, coronel PMAL Valdenize Ferreira, presidente da Junta Médica do estado; vice-prefeito de Satuba, Marcelo Malta; e a secretária de turismo da Barra de São Miguel, Cláudia Pessoa.