CBMAL

CORPO DE BOMBEIROS AVANçA COM AS OBRAS DE MANUTENçãO NOS QUARTéIS DO ESTADO

  • 09/04/18
  • 10:04

O 6° GBM em Penedo será inaugurado em breve 

(Quartel do Comando Geral)

Como é de conhecimento de todos, desde 2016, o Corpo de Bombeiros Militar de Alagoas (CBMAL) vem realizando manutenção preventiva e corretiva nos quartéis. Tais serviços têm motivado a tropa, além de assegurar melhores condições de trabalho para os militares, tornando os quartéis mais estruturados e qualificados para melhor atender à população alagoana. Além dos serviços de manutenção predial, a corporação está adquirindo mobiliários e eletrodomésticos novos para as unidades.

Os quartéis de Penedo e Palmeira dos Índios já estão mobiliados, necessitando apenas alguns ajustes e a definição de data de inauguração. No 9° GBM, em Delmiro Gouveia, estamos finalizando a manutenção da parte externa da edificação e a aquisição dos mobiliários em execução por meio da adesão à ata de registro de preços. As obras estão em andamento no QCG, no 7º GBM, GBS Serraria e GI Tabuleiro. No 2° GBM, em Maragogi, a Ordem de Serviço já foi assinada e os serviços de manutenção devem iniciar na próxima segunda-feira, 9 de abril. Santana do Ipanema, GBS Pajuçara e GSA aguardam a regularização dos imóveis para início. Em União dos Palmares e na Superintendência de Saúde, como os prédios são locados, apenas pequenos serviços são possíveis de serem realizados.

No Quartel do Comando Geral, foram finalizados os serviços de manutenção da recuperação estrutural, da impermeabilização da coberta, do Gabinete do Comando Geral, dos alojamentos masculinos, do cassino, da sala de estudos, além da fachada do quartel. O Gabinete do Subcomando Geral, a nova sala da Superintendência de Tecnologia da Informação e Comunicação e o alojamento de oficiais feminino estão em fase final. Os serviços no auditório, vestiário para o efetivo de expediente e armários de equipamentos de proteção individual estão em andamento. Os próximos ambientes a serem manutenidos são o Alojamento feminino e a Assessoria de Relações Públicas e Comunicação Social.

Para a Superintendência de Material e Patrimônio está sendo um desafio otimizar os ambientes e lidar com as diversas opiniões. Os questionamentos acerca da redistribuição arquitetônica são diversos, e algumas dúvidas chegam ao setor de obras frequentemente. Contudo, as etapas naturais de um serviço de engenharia estão sendo cumpridas.

Na fase de elaboração do novo layout os militares foram ouvidos, por amostragem, e informaram suas necessidades, guiando o projeto arquitetônico. Certamente não é possível atender a todas as expectativas, mas o melhor está sendo buscado e certamente todos terão melhores condições de trabalho quando os serviços forem finalizados.

Uma das demandas antigas do Quartel do Comando Geral está sendo atendida nessa etapa das obras: a criação dos vestiários para o efetivo de expediente, que possibilita o uso dos alojamentos somente para o efetivo empregado no serviço operacional. Isso foi possível com a junção dos alojamentos femininos para as praças que como os demais terá a finalidade apenas de dormitório, sendo retirado desses espaços todo o mobiliário de copa e estar. Além disso, a decisão foi fundamentada no número de militares femininas que concorrem às escalas, e em conformidade com os demais quartéis do estado e com os modelos de quartéis que vem sendo construído no país.

Segundo o capitão Cristian Bons, gestor das obras, não há improvisos, mas sim planejamento detalhado do que precisa ser manutenido. “Nós trabalhamos com dados técnicos. Fizemos um projeto arquitetônico, pesquisas, conversamos com os gestores das unidades, apresentamos ao conselho estratégico da corporação à época e tudo foi aprovado por unanimidade. Já foi vencida a etapa de alteração do projeto arquitetônico, hoje trabalhamos apenas para executar o que ficou decidido na fase de planejamento.”, explicou.

 O Projeto

A tenente Débora, graduada em Arquitetura e Urbanismo e responsável pelas adequações dos projetos arquitetônicos dos quartéis, explica que o objetivo foi aproveitar da melhor forma todos os espaços disponíveis nas unidades. “Na maioria dos quartéis havia espaços mal aproveitados que poderiam ser melhor utilizados. Em todas as decisões tomadas no projeto, nós buscamos escutar os militares, perguntando as necessidades, e conciliamos as demandas da corporação à área edificada disponível, já que a ata é de manutenção e não construção.”, explicou a tenente.

O comandante geral Adriano Amaral da Silva visitou as obras e ficou impressionado com a dinâmica de todos os responsáveis. “Isso me traz muita satisfação e segurança. É uma conquista da corporação, estou feliz que estas reformas estejam acontecendo em minha gestão. A tropa está recebendo uma estrutura a mais em termos de motivação, satisfação e condições de trabalho”, declarou.

O setor de obras está a disposição para explicar qualquer dúvida acerca das reformas.

 

Quartel do Comando Geral antes e depois:

 

7° CBM - Arapiraca antes e depois: 

 

 

6° CBM - Penedo antes e depois: 

 

 

5° GBM - Palmeira dos Índios:

 

 

9° GBM - Delmiro Gouveia antes e depois:

 

 

 

 


Últimas Notícias