CBMAL

SUPERINTENDENTE DE FINANçAS DO CBMAL DESENVOLVE MONOGRAFIA EM ORçAMENTO PúBLICO NO âMBITO DA CORPORAçãO

  • 16/01/18
  • 09:01

Oficial levantou pontos para melhor gestão da área financeira do CBMAL
 

Como conclusão da graduação em Direito, o tenente coronel Reinaldo Fulco, superintendente de Planejamento, Orçamento, Finanças e Contabilidade do CBMAL, desenvolveu uma monografia com o tema “Orçamento público como instrumento de planejamento e controle no âmbito do CBMAL”, visando analisar a situação atual da área na corporação, bem como sugerir ações de melhorias.

Segundo o superintendente, demonstrar a importância do planejamento orçamentário para melhor alocar os recursos, e assim poder comprar de forma mais eficiente os materiais que a instituição necessita, além de mostrar a responsabilidade do ordenador de despesas no gasto público, em relação a aquisições e investimentos, foram basicamente os objetivos do trabalho.

Além disso, sugerir ações para elaboração do orçamento público no CBMAL. “Percebemos que a parte orçamentária era feita de forma empírica pela corporação, há alguns anos. Pensamos em aplicar um planejamento mais efetivo, no qual podemos dividir melhor o orçamento anual, ouvindo as unidades operacionais, inclusive dando oportunidade a oficiais e praças de contribuírem com ideias, através da ASSPLAN, que passa para uma comissão, que por sua vez, encima das informações copiladas, decide sobre como a corporação irá investir nos próximos anos”, explicou ele.

Conforme tenente coronel Reinaldo, com a melhoria na gestão do orçamento público, a corporação ganha eficiência na compra e no investimento. A instituição, por exemplo, nunca havia investido tanto em capacitação como no ano passado, por conta de uma melhor distribuição dos recursos. Para este ano, o recurso disponível para capacitação foi praticamente triplicado, e o que antes era cerca de 50 mil, agora será de quase 300 mil reais, para serem investidos em cursos internos e externos em 2018.

Para a reforma dos quartéis continuam os 2,5 milhões, totalizando um orçamento anual de 4,5 milhões de reais, valor que foi levantado por meio de estudos encima da provável arrecadação com as taxas da corporação previstas em lei.


Últimas Notícias