CORPO DE BOMBEIROS MILITAR DE ALAGOAS CELEBRA 70 ANOS

• 30/11/17

Solenidade de comemoração relembrou e exaltou a história dos  'Soldados do Fogo'

A noite da última quarta-feira, 29, foi de festa para o Corpo de Bombeiros Militar de Alagoas (CBMAL). Na ocasião, a corporação comemorou 70 anos de existência durante uma solenidade de aniversário que aconteceu no Quartel do Comando Geral, localizado no bairro do Trapiche da Barra. Houve homenagens, promoções, concessões da Medalha do Mérito Bombeiro Militar a autoridades civis e militares e a entrega da Medalha de Aplicação e Estudo D. Pedro II a bombeiros.

"Trabalhamos com o propósito de zelar pela vida e a segurança de toda a sociedade. Não importa o dia, a hora, nem o motivo: estamos sempre prontos a socorrer e assistir àqueles que mais necessitam. Tudo que somos e as conquistas alcançadas nessa trajetória de 70 anos são espelho do trabalho genuíno de homens e mulheres que trabalham muitas vezes no anonimato e que doam seu tempo para fazer dessa instituição a de maior credibilidade aos olhos da sociedade", declarou durante o evento, o comandante geral do CBMAL, coronel Adriano Amaral da Silva.

Foram feitas várias homenagens, como a prestada pelo grupo "Escoteiros do Fogo Chalie Bravo Zero" ao comandante e subcomandante dos CBMAL; como também uma que se destinou a todos os militares que faleceram ao longo desses 70 anos. Também houve a promoção de oficiais e praças da corporação, assim como o lançamento de um vídeo institucional e uma edição especial de aniversário da "Revista Bombeiros".

O desfile da tropa foi um show à parte e contou com representantes de todos as áreas de atuação do CBMAL, que marcharam ao som da banda de música da instituição.

Além disso, foram exaltados os projetos sociais desenvolvidos pelos soldados do fogo. O secretário adjunto da Secretaria de Estado da Segurança Pública (SSP), Manoel Acácio Júnior, explicou o papel do CBMAL na construção de uma sociedade melhor no futuro. "Eu queria destacar a atuação do Corpo de Bombeiros na segurança pública, pois apesar de não atuar no policiamento ostensivo, tem contribuído muito de forma preventiva. Nós temos vários projetos dos Bombeiros como Golfinho, Bombeiro Mirim e Escoteiros do Fogo que estão cuidando para que jovens não entrem no mundo da droga e do crime. Dessa forma estão evitando que nós como delegados e oficiais de polícia prendamos essas pessoas no futuro", declarou.

A DATA

O evento marca a celebração da fundação do Corpo de Bombeiros Militar de Alagoas, criado como órgão da Polícia Militar, pela Lei N°: 1.348 de 29 de novembro de 1947, sancionada pelo então governador Silvestre Péricles. Nesta data, foi criada a Formação de Bombeiros na Polícia Militar, com a missão de estruturar organizar e fazer funcionar a antiga seção de bombeiros. A formação foi criada pelo então governador do estado Silvestre Péricles e era destinada à extinção de incêndios e salvamento de vidas e haveres no município de Maceió, a qual foi expandida para outros municípios alagoanos no decorrer dos anos.

Em 26 de maio de 1993, o Corpo de Bombeiros Militar de Alagoas conquistou sua autonomia administrativa e operacional. Deu-se início à longa trajetória de crescimento, ampliação do serviço para diversos municípios de Alagoas, cursos e capacitações para a tropa, criação do serviço com cães para resgate de vítimas, e criação de relevantes projetos sociais.

Hoje, o sistema operacional de ocorrências "Fênix" permite uma integração e identificação em tempo real das ocorrências em todo o estado. Há também as instruções técnicas contra incêndio e pânico que são referências nacionais.

AS MEDALHAS

Foram distribuídas 35 medalhas de Mérito Bombeiro Militar durante a festa de aniversário. Instituída pela Lei nº 5.565 de 17/12/1993, ela é concedida pelo governador do estado e destina-se a autoridades civis, militares e bombeiros militares que tenham prestado relevantes serviços à comunidade, à tropa ou a uma unidade do Corpo de Bombeiros, sendo uma demonstração de agradecimento por parte da corporação às pessoas que fazem parte de sua história.

A Medalha de Aplicação e Estudo D. Pedro II foi destinada a agraciar os bombeiros militares do CBMAL que alcançaram a primeira colocação em cursos de carreira, sendo eles os cursos de formação, habilitação, aperfeiçoamento ou curso superior de Bombeiro Militar.