CORPO DE BOMBEIROS MILITAR DE ALAGOAS INICIA SEGUNDA EDIçãO DO CSV-L

• 11/10/17

Reconhecer os riscos, planejar as ações, selecionar e executar as técnicas com base nos procedimentos operacionais de uma ocorrência de salvamento veicular envolvendo veículos leves: essa é a busca do CSVL - Curso de Salvamento Veicular Leve que se iniciou no dia 09 de outubro em sua segunda edição nesse ano de 2017.

A primeira turma do CSV-L foi realizada em abril e formou 22 alunos, sendo 14 bombeiros de Alagoas, quatro da Bahia, dois do Ceará e dois de Goiás. Esta segunda edição se iniciou com 13 alunos, sendo 10 do CBMAL, um do Ceará e dois de Roraima.

O curso foi dividido em duas etapas, sendo duas semanas EAD e uma semana presencial.  A etapa de educação à distância está sendo realizada pela plataforma de ensino MOODLE e a semana presencial se iniciará no dia 23 de outubro e contará com instruções em União dos Palmares.

Com a realização da primeira turma do CSV-L e as experiências adquiridas com ela, o projeto pedagógico do curso foi reformulado levando em consideração as sugestões dos instrutores e dos alunos e algumas cargas horárias precisaram ser reformuladas. Segundo o tenente Rafael Duarte, coordenador do curso, a semana presencial passou para sete dias para abarcar melhor as aulas e o conteúdo ser passado com mais tranquilidade.

“A ementa de algumas disciplinas foram reformuladas, mas o objetivo permanece o mesmo, realizar um curso de salvamento veicular em veículos leves com o ensinamento das corretas técnicas para desencarceramento e extricação de vítimas”, disse o tenente.

As instruções práticas que serão realizadas em União dos Palmares estão contando com diversos apoiadores locais, como a vice prefeitura municipal, o Hotel Quilombo dos Palmares e a fábrica da Pepsico, cedendo locais para instruções e alojamentos.

Para o tenente Duarte, a corporação conseguir realizar o segundo curso de salvamento veicular em um mesmo ano é a consolidação de um trabalho em equipe que vem sendo feito pela Superintendência de Ensino e Pesquisa, pelo comando da corporação, pela comissão técnica de ensino e pesquisa em salvamento veicular, pelos instrutores e monitores do curso.

“Essa é a retomada do ensinamento das corretas práticas em salvamento veicular pelo CBMAL. Nós fomos pioneiros no Nordeste e um dos primeiros no Brasil na criação desse curso. Tivemos uma parada, mas agora voltamos e pretendemos realizar o curso sempre”, enfatizou o tenente Duarte que foi primeiro colocado na primeira edição do curso realizada em abril.

O CSV teve sua primeira turma em 2007, e desde 2011 não era realizado no CBMAL.