ESCOTEIROS DO FOGO CONHECEM AERONAVE DO GRUPAMENTO DE OPERAçõES AéREAS

• 07/10/17

Crianças conheceram equipamentos e funcionamento do Falcão 05

Os Escoteiros do Fogo tiveram uma manhã especial neste sábado, 7, que antecede a semana da criança. A equipe do Falcão 05, do Grupamento de Operações Aéreas (GOA), esteve presente na Academia da Polícia Militar para falar sobre o serviço aéreo e sobre o funcionamento da aeronave para os pequenos curiosos.

Iniciado em agosto, o projeto Escoteiros do Fogo está entrando na segunda fase. Na primeira, integrantes passaram por um momento de adaptação, explica o major Rômulo Guedes, coordenador do grupo Charlie Bravo Zero (EF_CB0). Ainda segundo ele, a demonstração foi como um presente antecipado de dia das crianças, já que na próxima semana não haverá atividade, pois boa parte da equipe que atua no projeto estará fazendo o Curso Básico de Formação de Escoteiros, em Aracaju.

“Como não vamos fazer atividade no dia das crianças, é como se hoje fosse o presente para os participantes do grupo. É a semana que vamos fazer algo diferente, ter um programa diferente, trazer algo que brilhe os olhos. É algo muito atrativo para a criança, uma instrução com aeronave”, destaca o oficial.

O sargento Batista, do Corpo de Bombeiros Militar de Alagoas (CBMAL), ficou responsável por apresentar as características da aeronave. O militar mostrou equipamentos, explicou a função de cada membro da equipe e, ainda, falou sobre como as vítimas são transportadas dentro do Falcão 05. Para Batista, qualquer ação que torne público o serviço desenvolvido pelo Grupamento de Operações Aéreas é válida, especialmente se for para crianças.

“Toda apresentação do nosso serviço à sociedade é importante, porque é um serviço extremamente especializado e quanto mais pessoas saberem da existência dele melhor. E crianças, normalmente, são multiplicadoras. Falam com os pais, parentes e colegas de escola”, disse o militar.

O GRUPO EF_CB0

Com o objetivo de unir o movimento escoteiro com os preceitos do CBMAL, surgiu a ideia do Projeto Escoteiros do Fogo Charlie Bravo Zero - EF_CB0. O movimento escoteiro já existe em diversas forças, como exército, marinha e aeronáutica e está sendo iniciada esse ano no Corpo de Bombeiros.

“O grupo escoteiro traz uma ótima visão social para a corporação, aproximando a comunidade do CBMAL, trazendo a criança para aprender os princípios escoteiros atrelados a educação prevencionista que é um dos pilares da vida bombeiro militar. Queremos inserir a cultura da prevenção. Eles aprendem e podem atuar e ajudar ao próximo”, explica o major Rômulo.