CEDEC/AL HOMENAGEIA CIVIS E MILITARES QUE CONTRIBUíRAM EM AçõES DE DEFESA CIVIL

• 06/10/17

A Coordenadoria Estadual de Defesa Civil (CEDEC/AL), em solenidade ocorrida na noite desta quinta-feira, 5, homenageou cidadãos civis e militares por meio da Medalha Defesa Civil Estadual, entregue aqueles que tenham contribuído relevantemente para a redução de efeitos danosos causados pelas intempéries e catástrofes ocorridas em território alagoano.

O evento aconteceu no auditório da Escola de Magistratura de Alagoas (ESMAL), onde também está sendo realizada a XII Reunião Deliberativa do Conselho Nacional de Gestores Estaduais de Proteção e Defesa Civil (CONGEPDEC).

O sargento Wellington Nunes foi um dos bombeiros agraciados com a medalha. Dos 15 anos que integra o Corpo de Bombeiros Militar de Alagoas (CBMAL), cinco são de defesa civil. Ele conta que ficou muito grato pela homenagem e destacou os avanços conquistados pela coordenadoria nos últimos anos.

“É gratificante, eu me sinto bastante lisonjeado. Eu sempre fui do serviço operacional e eu não tinha muito conhecimento do que era a defesa civil. Quando cheguei percebi que podia continuar sendo operacional. Nesses cinco anos eu percebi um avanço muito grande nas condições de trabalho e hoje a defesa civil trabalha com prevenção, socorro, reconstrução e assistência”, destacou o militar.

Durante a solenidade foram exibidos vídeos com ações desenvolvidas pela CEDEC/AL como o fornecimento de água em cidades atingidas pela seca, realização de simulados, vistorias técnicas, fiscalizações e, ainda, a conscientização da população e o combate ao mosquito aedes aegypti em todo o estado.

As ações também foram lembradas pelo major Moises Pereira de Melo, Coordenador da Defesa Civil Estadual. “Realizamos, este ano, grandes operações integradas para combater o mosquito aedes aegypti em todo o Estado, reduzindo em 94% a infestação. Contratamos 120 carros pipas para distribuirmos água potável na região do semiárido alagoano, levando para as comunidades mais de quatro milhões de litros d’água por dia, a maior operação realizada na história (da CEDEC/AL)”, exaltou o oficial.